A Microsoft anunciou que irá lançar o Zune, concorrente directo do iPod no mercado de música digital, a tempo do próximo Natal. O dispositivo tem uma capacidade de armazenamento de 30GB e será fabricado, tal como o TEK já havia anunciado, pela Toshiba.



O Zune tem um ecrã de cristais líquidos de três polegadas e, devido à tecnologia wireless incluída no equipamento, permite a partilha de ficheiros entre utilizadores a partir de outros dispositivos externos, funcionalidade que a empresa apresenta como um trunfo face à concorrência.



Tal como a Apple, a Microsoft também pretende criar uma loja de música online, o Zune Marketplace, onde os utilizadores poderão descarregar os ficheiros de MP3. A diferença é que os utilizadores da Microsoft terão um tempo de testes podendo reproduzir o ficheiro três vezes antes de a pagar.



A DTS, a Astralwerks Records, a Virgin Records, a Ninja Tune, a Playlouderecordings, a Quango Music Group, a Sub Pop Records e a V2/Artemis Records são algumas das empresas que vão colaborar com a Microsoft na distribuição de música online.



Recentemente a empresa de Bill Gates anunciou que o Zune iria incluir a oferta de vídeos de música através do acordo com uma das mais importantes empresas discográficas norte-americanas, a EMI.



A Microsoft acredita que as características do leitor de MP3 lhe valerão uma forte quota de mercado e admite que este é o primeiro passo na criação de uma linha de novos dispositivos portáteis da gama Zune, onde pode vir a incluir-se um telemóvel.

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