Face ao crescente número de computadores infectados pelo vírus Downadup ou Conficker, a Microsoft tem uma sugestão para os utilizadores: formatem o computador e reinstalem o sistema operativo. A informação está disponível na página da INTECO que recolhe algumas informações fornecidas pela fabricante norte-americana.

O centro adverte que um grande número de utilizadores ainda não instalou a actualização critica publicada pela Microsoft a 23 de Outubro do ano passado, o que facilita a propagação mundial do vírus.

Alguns especialistas avançam até que apenas uma terça parte dos utilizadores Windows descarregaram a actualização e tentaram solucionar o bug que afectava o Internet Explorer e que agora é explorado pelo Conficker.

A companhia sugere que todos os utilizadores accionem a função de actualização automática do Windows Update para que, desta forma, seja assegurada a instalação de novas correcções lançadas pela Microsoft.

O vírus em questão tem feito várias vítimas nos últimos meses. Actualmente estima-se que entre 10 a 20 milhões de PCs em todo o mundo estejam infectados pelo código malicioso.