A Microsoft tem uma nova oferta mundial em serviços online para cloud computing destinados a empresas. Trata-se de um pack que agrega versões específicas do Exchange, SharePoint, Office Communications e Office Live Meeting e que adiciona uma nova proposta de serviços e modelo de licenciamento para colaboradores de empresas, o Business Productivity Online Deskless Worker Suite.

O pacote denomina-se Business Productivity Online Suite e está disponível em 19 países, incluindo Portugal, onde o Exchange Online e o SharePoint Online estão em versão experimental. Já o Office Communications Online estará disponível na mesma versão no final deste mês.

Como tal, dada a fase em que as aplicações se encontram, a disponibilização total do pacote Business Productivity Online Suite acontecerá em Abril, garante a Microsoft frisando que esta será uma aposta que permitirá aos clientes poupanças de 10 a 50 por cento em despesas relacionadas com TI.

No que toca às soluções para utilizadores ocasionais, a Microsoft foca o Deskless Worker Suite como a ferramenta que irá oferecer às empresas uma solução de correio electrónico e de colaboração mais acessível em termos económicos, já que custará 2,56 euros mensais por utilizador.

Entre as empresas que já demonstraram interesse na nova oferta está a GlaxoSmithKline, que irá implementar o Business Productivity Online Suite, em parte, para aproximar os seus mais de cem mil funcionários em todo o mundo.