A Microsoft anunciou que está a desenvolver uma nova tecnologia que permitirá utilizar serviços no PC num modelo idêntico ao dos telemóveis pré-pagos. Ao contrário do Microsoft Starter Edition - uma edição abreviada do sistema operativo a preços mais baixos para pessoas que nunca contactaram com o PC - o FlexGo dirige-se a pessoas que já tenham utilizado PC mas em suas casas não tenham a possibilidade de montar uma máquina com as características que desejariam. Através deste programa poderão adquirir equipamento e serviços cujo preço se relacionaria com os custos associados à utilização efectiva do PC, explica Mike Wickstrand, director de produto da empresa em declarações à C!Net.




Ao contrário do Microsoft Starter Edition, que desde a comercialização a Microsoft já vendeu 100 mil cópias, o novo serviço não é apenas dirigido a países emergentes, já que a empresa considera não ser apenas nesses países que existem dificuldades na aquisição e PCs. Contudo, para já, o FlexGo já foi testado no Brasil e nas próximas semanas será também experimentado na Rússia, Índia, China, México. A comercialização, mais tarde, está também prevista no Vietname, na Hungria e na Eslovénia.




Os pormenores sobre o novo sistema são ainda poucos mas de acordo com o explicado pela Microsoft o utilizador deste programa deverá pagar pela aquisição de um PC cerca de metade do seu custo normal ao que acrescem tarifas de 50 ou 75 cêntimos de dólar por cada hora de utilização para determinado serviço. Quando chegar a determinado montante, que varia consoante as características, o PC com toda a panóplia de serviços passa para a posse do utilizador. Se os pagamentos não forem efectuados os serviços são desactivados.



Notícias Relacionadas:

2005-02-23 - IBM reforça programa de serviços pay-as-you-go para PCs