A Microsoft anunciou ontem que vai desenvolver um software de Customer Relationship Management (CRM) baseado na infra-estrutura .NET que irá começar a ser comercializado no final do ano com a marca Great Plains, da empresa de software empresarial adquirida há cerca de um ano pela companhia de Bill Gates.



Acessível através do Microsoft Outlook e da Web, esta aplicação destina-se a pequenas e médias empresas (PMEs) e visa guardar e partilhar informação relativa aos clientes. O software permite que os empregados de uma PME controlem dados como os produtos que um cliente adquiriu e se o consumidor precisa de reparações ou de serviços adicionais.



Pode também fazer a ligação ao catálogo financeiro de uma companhia de forma a fornecer previsões de vendas, reduções de preços e promoções cruzadas - realizadas entre duas empresas ou dois tipos de produtos. Pode ainda ser empregue no sentido de criar uma base de dados de marketing baseada nos hábitos de compras dos clientes.



A Microsoft acredita que ao concentrar os seus esforços nos negócios de menor dimensão, que detém entre 25 a várias centenas de funcionários, está a apostar num segmento de mercado pouco explorado pelas empresas concorrentes produtoras de software de CRM, que preferem investir nas grandes organizações.



Suportando a integração com o Microsoft Office e as soluções de back-office da Microsoft Great Plains, a nova aplicação estará disponível na América do Norte no último trimestre de 2002, prevendo-se que a comercialização do software noutras partes do mundo se inicie no primeiro trimestre de 2003. Não foi ainda divulgado o preço do produto.



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