A Microsoft afirmou que vai publicar as especificações por detrás dos ficheiros .pst do Outlook. Num post, Paul Lorimer, um dos responsáveis pela área de interoperabilidade do Office, garantiu que a empresa quer melhorar o acesso de plataformas independentes ao email, agenda, contactos e outros dados gerados pelo programa de correio electrónico.

"De modo a facilitar a interoperabilidade e possibilitar aos nossos clientes e parceiros o acesso aos dados em ficheiros .pst numa variedade de plataformas, vamos disponibilizar informação acerca do formato", escreveu Lorimer.

A iniciativa ajudará os programadores a lerem, criarem e interoperarem com os dados nos ficheiros .pst em cenários de servidor e cliente, usando uma linguagem de programação e plataforma à sua escolha, acrescenta o responsável.

A documentação técnica irá detalhar a forma como os dados são armazenados, a par de indicações para acesso à informação a partir de outras aplicações de software. Dará igualmente destaque à estrutura .pst, fornecendo detalhes acerca da forma de navegar na hierarquia de ficheiros, entre outros aspectos.

O esforço de disponibilização ainda estará contudo numa fase inicial, com Lorimer a afirmar que a Microsoft quer garantir a qualidade da informação técnica, "por forma a assegurar que é clara e útil".