O Surface Hub é uma espécie de tablet de grandes dimensões, que está a ser desenvolvido em duas versões: ecrã de 55 e de 84 polegadas. Integra tecnologia que a gigante do software passou a deter com a compra da Perceptive Pixel, em 2012, e está direcionado para o mercado empresarial. Cada unidade vai custar entre os 7 mil e os 20 mil dólares, mas não é para já.

A primeira data prevista para o lançamento – setembro deste ano - já tinha ficado sem efeito. Entretanto foi avançada uma nova data, para o início do próximo ano, mas acabou por ser também cancelada. Portugal estava na lista dos 24 países que deveriam receber a nova oferta.

O conceito na base do Surface Hub é o da colaboração. A Microsoft acredita que o dispositivo pode tomar o lugar de opções mais tradicionais, como os projetores, garantindo um leque mais abrangente de funcionalidades. É um sistema de videoconferência com conectividade Bluetooth, NFC, entradas USB e 100 pontos sensíveis a multitoque

Espera-se agora que o Surface Hub seja lançado durante os próximos três meses. Uma informação não confirmada, adiantada pela ZDnet, dá também conta de um aumento de preço nas duas versões que vão chegar às lojas. A confirmar-se, o preço sobe 2 mil dólares nas duas versões. Quem já tem pré-reservas feitas não verá refletido o aumento, adianta o mesmo site.