Aconteceu durante o Microsoft Windows 8 Appfest, realizado entre 21 e 22 de setembro na cidade de Bangalore, na Índia, e teve como centro de todas as atenções o novo sistema operativo da empresa, para o qual a Microsoft refere ter já criado um "ecossistema" de 1,2 milhões de programadores.


A empresa tinha pré-registos de 3.500 participantes, mas o número ficou-se pelos 2.567 programadores, mesmo assim suficientes para bater um novo recorde mundial de uma maratona de programadores, devidamente testemunhada pelos colaboradores do Guiness World Records.



"Os programadores estão no centro do sucesso da Microsoft. E a Índia é a casa de alguns dos mais talentosos programadores do mundo" referiu num comunicado Jon DeVaan, Vice-Presidente da empresa para a área do Desenvolvimento do Windows, explicando que a empresa está focada em "tornar possível o sucesso dos programadores no desenvolvimento da nova geração de apps".


Além de servir como montra para algumas das principais apps que estão a ser preparadas para o Windows 8, o evento serviu também como ferramenta de marketing para a Microsoft "puxar" pela grandeza do evento e, por consequência, reforçar a dimensão que pretende para o seu novos sistema operativo.


Se o número de participantes bateu recordes, também as infraestruturas técnicas colocadas à disposição dos presentes foram usadas para impressionar: um total de 2 gigabits de largura de banda e seis geradores de energia alimentaram as máquinas usadas pelos programadores, que durante as 18 horas desenvolveram apps associadas a cerca de 20 categorias, incluindo Produtividade, Educação, Desporto, Música, Vídeo e Finanças.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico