A 30 de Junho, a Microsoft vai deixar de comercializar o Windows XP, um dos sistemas operativos mais utilizados de sempre. Nessa altura, o Vista passa a ser a única opção suportada pela empresa no que se refere a actualizações, uma questão que não agrada muitos utilizadores, entre os quais os do ramo empresarial.



A falta de escolha e os custos associados à migração do parque informático empresarial e doméstico para o Vista, levou os editores da InfoWorld a lançar uma petição, a "Save XP", onde os utilizadores podem assinar pela permanência do XP no mercado.



No espaço de 36 horas após o lançamento da petição - que abriu no dia 14 de Janeiro -, foram recolhidas 12.621 assinaturas e vários comentários pela permanência do XP no mercado.



A vasta maioria dos comentários, individuais e de empresas, apoiam a petição, dando vários motivos pelos quais não querem que as licenças do XP deixem estar disponíveis 30 de Junho. A falta de credibilidade no Vista, o suporte e os custos do upgrade são alguns dos motivos mais apontados pelos utilizadores.



Para os especialistas, a adesão à campanha mostra como a ligação das pessoas ao sistema operativo se tornou mais forte. A familiarização com o ambiente de trabalho tornou-se um factor determinante nas opções empresariais e individuais, o que justifica a reacção dos consumidores, que se mantêm firmes no que toca à migração para o Vista.



Notícias Relacionadas:

2007-10-29 - Windows Vista duplica vendas nos primeiros 10 meses face ao XP

2007-07-27 - Microsoft vende 60 milhões de cópias do Vista nos primeiros seis meses