Durante esta tarde o Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento (DAPP) do Ministério da Educação deu a conhecer ao público os cincos títulos de software premiados em 2001 no âmbito do X Concurso Nacional de Software Educacional do Programa Nónio XXI.



O Oninet Kid, da Tecnologias Multimédia, foi a aplicação mais bem classificada, arrecadando um prémio no valor de 3.000 mil contos. Destinado a crianças do 2.º Ciclo do ensino básico, este programa pretende iniciar as crianças numa exploração mais segura da Internet, disponibilizando uma lista de mais de 500 sites aconselhados, "devidamente avaliados e seleccionados por uma equipa de professores e educadores que lidam com as tecnologias", explica-se na sinopse que acompanhava a apresentação do mesmo.



"Os Jogos da Mimocas" e a "Aventura na Ilha das Cores" (ver Notícias Relacionadas), dois títulos mais direccionados para o ensino especial arrecadaram prémios no valor de 2.000 mil contos, tal como as restantes aplicações educacionais "Lexicon" e "Dança na escola".



O Concurso Nacional de Software Educacional tem sido dinamizado desde 1989 pelo Ministério da Educação que através do Programa Nónio-Século XXI pretende incentivar a produção portuguesa de conteúdos educativos digitais.



Embora, segundo António Fazendeiro, director do DAPP, já existam mais de 100 aplicações de software educativo apoiadas pelo ministério no mercado, o mesmo responsável explica que a resposta pelo lado da procura ainda não é suficiente. "Talvez ainda não se tenha apoiado convenientemente essa perspectiva", afirmou durante a apresentação no auditório do Departamento de Educação Básica (DEB).



Alguns dos produtos agora premiados já estão a ser comercializados - caso da "Aventura na Ilha das Cores" - e outros em "vias de" chegar ao mercado - como por exemplo "Os jogos da Mimocas". Segundo o adiantado na sessão de apresentação, o Ministério da Educação costuma "reservar" para si 500 unidades de cada uma das aplicações distinguidas, que posteriormente são distribuídas por diferentes estabelecimentos de ensino.



Notícias Relacionadas:

2001-09-07 - Autores de "O meu Baú dos Brinquedos" têm nova Aventura

2000-02-25 - Prémio para CD-ROM sobre Camões