Criar novas espaços onde os alunos possam obter formação extracurricular em Tecnologias da Comunicação e Informação é a meta do Ministério da Educação. Através de um protocolo assinado hoje com as tecnológicas Apple, Cisco, Microsoft, Oracle, Sun, Caixa Mágica e Alinex (Universidade de Évora), o Estado irá dar o primeiro passo para a abertura de 30 Academias TIC nas escolas secundárias portuguesas.



Através deste acordo, os alunos, docentes e não docentes das escolas beneficiadas poderão reforçar as suas competências tecnológicas e aceder de forma privilegiada aos know-how de algumas das mais conceituadas empresas do sector.



A formação aos professores é iniciada já em Setembro deste ano, garantindo aos docentes abrangidos nesta primeira fase as certificações necessárias para leccionar nas academias a criar. No futuro, o protocolo será alargado a outras escolas secundárias portuguesas e a outras empresas tecnológicas que estejam interessadas a participar na iniciativa do Estado.



Esta iniciativa, protocolada pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e do Coordenador do Plano Tecnológico da Educação, João Trocado da Mata, em parceria com as já referidas tecnológicas, faz parte do conjunto de medidas traçadas pelo Estado para colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados no que toca à modernização no ensino.



Tal como já é conhecido, o projecto tecnológico do Governo para a Educação envolve um investimento de 400 milhões de euros até 2009/2010, altura em que já estarão distribuídos 310 mil PCs, 9 mil quadros interactivos e mais de 25 mil videoprojectores pelas escolas portuguesas.



Nota de Redacção [17:28]: A notícia foi actualizada com base em informações recolhidas junto do Gabinete do Plano Tecnológico da Educação.



Notícias Relacionadas:

2008-06-09 - Plano Tecnológico da Educação antecipa metas para 2009

2008-06-16 - Sócrates testa Plano Tecnológico da Educação em Évora