A Research in Motion apresentou a versão final do BlackBerry 10, o novo ecossistema móvel da empresa canadiana que equipa os também novos telemóveis apresentados no evento BB10 Experience: o BlackBerry Z10 e o BlackBerry Q10.

Mas a grande novidade da keynote acabou por ser o anúncio da reformulação da marca: a Research in Motion passa a ser a BlackBerry - o mesmo nome para a empresa e para os produtos.

"Não é a linha de chegada, é a linha de começo", referiu o diretor executivo da RIM, Thorsten Heins. A própria empresa canadiana encara o BlackBerry 10 como um "redesenho, reestruturação e reinvenção" de tudo o que a Research in Motion construiu e desenvolveu nos últimos anos, palavras-chave que também serviram de motivação para o rebranding da empresa.

Thorsten Heins considera que atualmente vive-se numa era em que se passou da comunicação móvel para a computação móvel e o novo sistema operativo bem como os novos smartphones equipados com o BlackBerry 10 tentam espelhar essa mudança.

[caption]APRESENTAÇÃO[/caption]

Hoje a Montra TeK é dedicada ao novo sistema operativo. Amanhã a Montra dá a conhecer ao pormenor os novos smartphones apresentados pela empresa canadiana: o all-touch Z10 e o QWERTY Q10.

Tudo ligado, tudo fluído, tudo intuitivo

O BlackBerry 10 OS assenta em três princípios: ligações sociais, produtividade e mistura de espaço pessoal com o espaço profissional. Neste sentido a BlackBerry introduziu todo um conjunto de novidades no novo sistema operativo baseado em QNX que tentam reproduzir ao máximo cada um dos três conceitos.

O BlackBerry Flow é a chave do interface de utilizador do BlackBerry 10 OS. Com movimentos gestuais no ecrã é possível executar algumas das principais funções num smartphone como desbloquear o dispositivo, sair das aplicações ou trocar a app em execução. O BB Flow foi desenhado para funcionar apenas com uma mão caso o utilizador assim o queira.

Uma parte importante deste modo de funcionamento, que já existia no BlackBerry Playbook ainda que de maneira distinta, é o BlackBerry Hub que concentra todas as contas de um utilizador - emails, redes sociais e serviços de IM - e permite controlar as diversas contas a partir de um mesmo sítio.

O BB Hub está sempre em funcionamento e quando o utilizador desliza o dedo no ecrã da esquerda para a direita tem acesso a esta concentração de mensagens e notificações. E isto leva os utilizadores até ao BlackBerry Peek, uma opção que retrata o "verdadeiro multitasking" e que permite espreitar rapidamente as mensagens e notificações recebidas sem parar a aplicação que estava em execução e retomá-la rapidamente.

[caption]BB HUB[/caption]

Um pouco à semelhança com o Windows Phone 8, as redes sociais estão de tal maneira integradas no sistema operativo que é possível executar ações no Facebook, como aceitar pedidos de amizade, a partir do Hub sem ter que abrir a app individual da rede social.

Mas com tanta integração social ter uma capacidade de resposta adequada é essencial para que a experiência fique completa. Com um grande legado nos teclados QWERTY, a BlackBerry apostou forte no desenvolvimento de um teclado touch que também fosse capaz de cativar os utilizadores.

Com o Predictive Keyboard, disponível para já no BlackBerry Z10, é possível enviar mensagens sem realmente chegar a escrever uma palavra - quando o utilizador carrega numa letra, é sugerida uma palavra, e com base nessa palavra outras palavras vão sendo recomendadas.

[caption]BB Keyboard[/caption]

Quanto mais se escreve mais o teclado aprende a linguagem do utilizador, e nas próximas mensagens escritas as probabilidades de as "predições" serem corretas são maiores.

Para facilitar a tarefa as palavras sugeridas aparecem em cima da letra pela qual começam, isto é, o nome "TeK" apareceria em cima do "T" e o nome "BlackBerry" em cima do "B".

Gestão pessoal out of the box

A BlackBerry preocupou-se com os dois níveis de utilização que um smartphone comporta - pessoal e profissional. A inclusão de Hub de mensagens e notificações foi o primeiro exemplo do cuidado que a empresa canadiana teve no desenvolvimento do BB10.

Para ajudar a separar as "águas" existe o BlackBerry Balance, um modo de funcionamento que promove uma gestão da esfera privada e profissional. No menu das aplicações basta deslizar o dedo de cima para baixo e aparecem dois separadores na parte superior que permitem escolher entre "pessoal" e "trabalho".

[caption]BB BALANCE[/caption]

Os dois perfis têm aplicações distintas que ajudam a diferenciar as necessidades que alguém enfrenta durante um dia. E apesar de haver dois espaços em termos de interface tudo funciona em conjunto. É possível ter várias aplicações abertas em simultâneo e que digam respeito às duas esferas do utilizador.

O BlackBerry Messenger como aplicação de instant messaging também é essencial para manter o contacto entre as duas partes da vida. Com 60 milhões de subscritores em todo o mundo, o BBM evoluiu e agora possibilita a realização de videochamadas. Durante o evento a nova funcionalidade foi exemplificada com uma ligação de Nova Iorque para Londres, onde decorria em simultâneo outra apresentação do BB 10 Experience.

Dentro das conferências por vídeo existe uma opção chamada Screen Share, que tal como o nome indica, permite a partilha do ecrã com outra pessoa. O conceito pode ser estranho - porquê partilhar o que estou a fazer? - mas em termos práticos traz vantagens. A partilha "em direto" de documentos, vídeos e outro tipo de ficheiros pode dispensar a transferência de ficheiros.

[caption]BBM VIDEO[/caption]

Pode apresentar-se ainda como uma funcionalidade importante para o setor empresarial na qual a partilha de dados e informação imediata entre dois locutores dispensa uma reunião em presença com o recurso a outros dispositivos para mostrarem as informações.

Assistente pessoal e ferramenta de criação 24/7

A gigante canadiana decidiu introduzir novas ferramentas de produtividade no Z10 e Q10, os únicos dispositivos que para já têm acesso ao renovado sistema operativo. O BlackBerry Remember é uma aplicação nativa que permite guardar informação e diferencia-la por pastas, funcionando como um software de lembretes e de gestão pessoal em simultâneo.

A produtividade também estende-se aos campos criativos e na BlackBerry Camera, app que dá acesso aos sensores fotográficos dos telemóveis, é possível definir qual o ponto de foco no campo de imagem e tirar a fotografia carregando no ecrã do dispositivo.

Mas a ferramenta mais interessante tem o nome de BlackBerry Timeshift que grava os momentos que antecedem e procedem a fotografia, permitindo depois fazer um ajuste à cara do fotografado com base nos vários frames capturados.
O Picture Editor introduz filtros nas fotografias tiradas, e os filtros e as grelhas de corte são controlados por gestos no ecrã.

[caption]BB FOTO[/caption]

A BlackBerry também pensou no vídeo e apresentou o Story Maker, uma aplicação de edição de filmes onde o utilizador só tem que indicar quais os vídeos que quer misturar, qual a música para a banda sonora e quais os efeitos gráficos que pretende ver aplicados. A app de seguida faz a montagem dos mesmos - sozinha.

[caption]BB VIDEO[/caption]

BlackBerry 10, um sistema operativo independente

Muitas destas funcionalidades que foram descritas ou são inovadoras ou existem nos restantes ecossistemas móveis da Apple, Google e Microsoft mas através das aplicações de terceiros.

Por isso é que a BlackBerry neste momento, mesmo tendo apenas 70 mil aplicações - mas muitas das quais líderes nas restantes lojas de aplicações - continua a ser um sistema operativo que garante produtividade pois tem as funcionalidades básicas incluídas de raiz.

Para os que não acham suficiente existem muitas opções no reconstruído BlackBerry World, mercado digital multimédia - agora com direito a filmes, músicas e séries, além das aplicações e jogos "tradicionais" - da empresa canadiana. Skype, Amazon Kindle, WhatsApp, Angry Birds Star Wars e outras apps vão estar disponíveis no BB World.

O que acham do BlackBerry 10? As novas funcionalidades dos telemóveis da BlackBerry conseguem recuperar o tempo perdido com o lançamento do novo ecossistema? Partilhem a vossa opinião na caixa de comentários.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.