As premissas de muitos filmes actuais, não necessariamente de ficção científica, rodam muitas vezes em torno de objectos fantásticos, mais ou menos baseados na realidade e que vão do absolutamente ridículo à tecnologia que está já ao virar da esquina. Os gadgets dos filmes suplantam muitas vezes os actores que os utilizam e fazem-nos imaginar como seria a vida se tivéssemos uma coisa daquelas. Hoje apresentamos exemplos de gadgets menos sérios e mais para o campo do impossível.

O Tumbler, em Batman Begins

O carro do Batman em Batman Begins já devia estar a ser produzido, de tão útil que poderia ser no trânsito intenso das cidades. Basta imaginar quem não daria prioridade a este monstro negro ou os carros a fugirem da faixa da esquerda na auto-estrada. Para além disso o Tumbler tem uma suspensão especial, independente às quatro rodas e que é mais do que indicada para os buracos das cidades e estradas secundárias de Portugal.

Quando fosse altura de entrar na garagem a altas horas da noite e para evitar queixas contra "o malandro do quarto andar", eventualmente motivadas pelo ronco do motor em V de 24 cilindros, poderia sempre ligar o 'Stealth Mode'.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445024.gif

Communicator, Star Trek

Martin Cooper, o inventor dos telemóveis modernos, disse uma vez que os comunicadores de Star Trek tinham sido a sua principal fonte de inspiração enquanto trabalhava no seu projecto. Cooper estava a referir-se aos comunicadores originais, muito semelhantes aos primeiros telemóveis Motorola do tipo 'flip-phone', mas, tal como a tecnologia real, a tecnologia da ficção científica também avança, já que noutras séries Star Trek posteriores, os comunicadores foram reduzidos a um pin colocado ao peito.

Os comunicadores de lapela são activados com um ligeiro toque, sem necessidade de procurar nos contactos a pessoa com quem queremos falar, basta dizer o nome. Para além da facilidade de utilização, os comunicadores têm um alcance extra-planetário, sem necessidade de satélites para transmissão das comunicações e (melhor ainda) sem custos de roaming. Incluem também um tarifário de dados e voz ilimitados, sem carregamentos obrigatórios.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445025.gif

Neuralyzer, Men in Black

Já desejou poder apagar a memória de alguém, de 5 minutos a vários anos, com um equipamento pequeno e conveniente, semelhante a uma caneta? Os Homens de Negro podem, com o Neuralyzer.

Este elegante gadget emite um flash que apaga completamente a memória de quem olhar para ele, num período de tempo definível pelo utilizador. Este gadget tem tantas aplicações úteis e moralmente questionáveis que nem sequer vamos entrar por aí.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445026.gif

Invisibilidade, Predador

O Predador é uma das mais conhecidas criaturas da ficção científica. Para além dos seu mau humor geral e da sua extensa colecção de crânios humanos, este personagem tem à sua disposição um verdadeiro arsenal de tecnologia, incluindo um visor multi-espectro e uma armadura com capacidades de refracção da luz que o tornam invisível.

Apesar da tecnologia avançada da sua civilização, a armadura de invisibilidade do Predador não o torna completamente invisível. Mesmo assim, não deixava de ser um gadget útil para o dia a dia, sobretudo se quiser ir à caça de humanos, ou de Aliens...

http://imgs.sapo.pt/gfx/445027.gif

Claro que a lista de gadgets usados nos filmes é muito mais longa do que os quatro que aqui referimos, mas prometemos voltar à carga. Entretanto se tiver sugestões ou comentários, envie-nos um email.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.