Entre rumores mais desesperados de novo hardware Mac, incluindo os aguardados MacBook em alumínio e os novos MacBook Pro e previsões mais realistas, delimitando as novidades ao universo musical da Apple, com novos iPods e novos serviços, Steve Jobs deu início ao evento "Let's Rock", pré-anunciado para 9 de Setembro. A própria presença do fundador e CEO da Apple fazia parte das especulações que rodearam o evento, tendo em conta a sua magreza aquando do último evento Apple e dos rumores que envolvem, actualmente, a sua saúde.

Mas Steve Jobs veio ao palco, começando por desmistificar o seu próprio óbito, recentemente publicado, por engano, pela Bloomberg e confirmando, mais uma vez, o ímpeto actual da sua empresa, com a apresentação de novas funções e serviços para a biblioteca musical iTunes, na sua oitava versão, novos iPods Nano, a segunda geração do iPod Touch, já com o firmware 2.1, igualmente anunciado para o iPhone e a confirmação definitiva da entrada da Apple no segmento das consolas portáteis.

iTunes 8

Um novo iTunes, igual ao anterior, mas com novas opções gráficas e de organização, incluindo um novo modo de visualização de músicas e álbuns entre o CoverFlow e a lista clássica, com pequenos ícones dos álbuns e géneros, num formato de grelha, novas visualizações abstractas e um gerador automático de playlists, denominado Genius. O Genius permite criar playlists instantâneas de música relacionada, sugerir música semelhante para compra através da iTunes Store e partilhar, anonimamente, os gostos musicais de cada utilizador.

O iTunes 8 já está disponível para descarga, para Mac e PC, através do site de descargas da Apple.

http://imgs.sapo.pt/gfx/456682.gif

iPod Nano 4G

O novo iPod Nano de quarta geração não adopta apenas um exterior remodelado, mais fino que o seu antecessor, mas também um novo interface gráfico, com novas opções de controlo, incluindo um menu 'pop-up' activado pelo botão central e características mais próximas do iPhone e iPod Touch, incluindo um acelerómetro integrado para alternância automática entre os modos de retrato e panorâmico do ecrã de 5 centímetros de diagonal.

O acelerómetro integrado permite, igualmente, a introdução de novos jogos controlados por movimento para o iPod Nano, bem como a possibilidade de passar, de forma aleatória, a outra música da biblioteca, agitando o leitor MP4 da Apple.

O iPod Nano 4G incorpora, ainda, as novas funções Genius, permitindo criar uma lista de reprodução de estilo homogéneo, a partir de uma única música.

O novo iPod Nano está disponível em 9 cores distintas, com capacidades de 8 e 16GB, a partir de 139 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/456683.gif

iPod Touch 2G

A grande novidade desta apresentação foi mesmo a segunda geração do iPod Touch, agora com o mesmo design geral que o iPhone 3G, com a parte posterior arredondada e os mesmos botões de controlo de volume do telemóvel da Apple. Em termos de hardware, o novo iPod Touch integra, pela primeira vez, um altifalante dedicado, bem como um receptor Nike + iPod, para utilização com a aplicação pré-instalada de monitorização de treino físico e um emissor Nike + iPod.

O iPod Touch de segunda geração inaugura, também, o firmware 2.1, para iPod Touch e iPhone. A actualização do firmware estará brevemente disponível para anterior geração do iPod Touch, bem como para o iPhone. O novo firmware inclui diversas melhorias, entre tempos de sincronização e salvaguarda melhorados, menos chamadas perdidas no iPhone e aumento da autonomia nas duas famílias de dispositivos.

Tal como nas anteriores actualizações, o firmware 2.1 será uma descarga gratuita para utilizadores do iPhone e iPhone 3G e paga para utilizadores do iPod Touch, à excepção de utilizadores que tenham já adquirido o firmware 2.0, caso no qual, será gratuita.

O novo iPod Touch é, também, mais barato que a geração anterior, com preços que começam nos 219 euros e variam consoante as capacidades de 8, 16 e 32GB.

Ficou igualmente clara a intenção da Apple de vir a comercializar o iPod Touch e o próprio iPhone como uma plataforma privilegiada de jogos, rivalizando com outras consolas portáteis, como a Sony PlayStation Portable ou a Nintendo DS.

http://imgs.sapo.pt/gfx/456684.gif

As restantes novidades do evento "Let's Rock" passaram, também, pela apresentação de novos auscultadores internos de alta qualidade e a redução do iPod Classic a um único modelo de 120GB, por um preço, igualmente reduzido, de 229 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/456685.gif

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.