O diretor executivo da Nintendo, Satoru Iwata, morreu no sábado dia 11 de julho, fez saber a empresa japonesa em comunicado. O CEO morreu aos 55 anos de idade, depois de vários meses onde o estado da sua saúde se foi agravando, sendo notória a perda de peso.

O executivo tinha inclusive falhado alguns eventos e encontros com os investidores por motivos de saúde, pelo que a situação de Satoru Iwata já tinha feito soar os alarmes há alguns meses.

Aquele que foi o quarto diretor executivo da historia da Nintendo vai ficar conhecido por ter levado a tecnológica a dois grandes momentos de sucesso: o lançamento da Nintendo DS e o lançamento da Nintendo Wii, aquela que é a consola da empresa mais bem sucedida até à data.

Satoru Iwata juntou-se à Nintendo no ano 2000, tendo sido nomeado para o cargo de CEO em 2002. Antes tinha trabalhado na empresa de desenvolvimento de jogos HAL, não só como coordenador de projetos, mas também na própria programação dos jogos.

O empresário japonês vai ser ainda lembrado por ter protagonizado alguns dos momentos mais descontraídos da indústria dos videojogos, como mostra este exemplo alusivo à promoção do jogo Super Smash Bros. Wii U:


Além dos problemas de saúde, Satoru Iwata vinha tentando nos últimos meses sacudir alguma pressão da Nintendo por causa das vendas abaixo do esperado da consola doméstica Wii U. Além de ter revelado que uma nova consola está a ser preparada, com o nome de código NX, Iwata confirmou recentemente que a Nintendo vai entrar no mercado dos jogos para dispositivos móveis.

Dia triste para o universo do gaming com algumas figuras de relevo a reagirem ao anúncio da morte de Iwata. Shuhei Yoshida, líder dos estúdios de desenvolvimento da Sony, considerou que o CEO da Nintendo ajudou a indústria do gaming a evoluir. Já Peter Moore, COO da Electronic Arts, reagiu dizendo que esta é uma grande perda para indústria.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.