A Mozilla disponibilizou uma nova versão do seu browser Firefox. Trata-se da segunda versão Alfa. A versão beta só é esperada para o final do mês e a tão aguardada versão definitiva não deverá estar disponível antes de Outubro.

A nova versão de testes tem suporte para vídeo HTML 5 e permite movimentar tabs entre janelas arrastando-os e largando. Oferece, por outro lado, melhor integração com a interface Microsoft Aero do Vista, destaca a fundação. Esta Alfa 2 do browser é construída a partir de uma versão da plataforma Gecko 1.9.1.

A nova versão de testes do Firefox é anunciada uma semana depois do lançamento do Chrome, o browser da Google, que potencialmente - dizem os analistas - pode prejudicar sobretudo a Mozilla, já que os utilizadores desta plataforma de suporte à navegação na Internet são mais premiáveis à mudança que os utilizadores do Internet Explorer líder do mercado com mais de 70 por cento de quota.

A actualização do browser para a terceira geração tem sido acompanhada com expectativa pelos utilizadores que na primeira Alfa aberta ao público permitiram à fundação aspirar a um registo no livro dos recordes pelo elevado número de downloads feitos num só dia.

Notícias Relacionadas:
2008-07-03 - Mozilla entra no Guinness com Firefox 3