A Mozilla cancelou o desenvolvimento de uma versão do Firefox para telemóveis Windows, anunciou o director da área de Mobile Engineering da Mozilla, Stuart Parmenter.

Numa mensagem publicada no seu blog, o responsável explica que a Microsoft "fechou a porta" ao desenvolvimento de aplicações nativas para os smartphones com o novo Windows Phone 7 Series. Isto inviabiliza o interesse da equipa da Mozilla em criar uma versão do browser para os dispositivos da Microsoft.

Stuart Parmenter lembra ainda que a Microsoft também revelou que as aplicações desenvolvidas para o Windows Mobile 6.5 não serão compatíveis com a nova versão do seu software para telemóveis.

A Mozilla já tinha iniciado o desenvolvimento de uma versão do browser para Windows Mobile, baseado no trabalho sobre o Windows CE 6, estando "bem posicionada para criar um óptimo browser para Windows Phone 7". No entanto o anúncio feito pela empresa durante a semana passada, na MIX, veio inviabilizar os planos da equipa.

Não sabendo quando, ou se, a Microsoft chegará a disponibilizar um kit para desenvolvimento de aplicações nativas para o seu novo SO, e sabendo que o futuro passa pelo Windows Phone 7 Series e não pelo 6.5, a decisão de criar um Firefox compatível foi colocada "em espera".

Durante a conferência da Microsoft, na semana passada, ficou a saber-se que a empresa dará apenas suporte ao desenvolvimento de aplicações em ambiente Silverlight ou XNA Game Studio. As aplicações desenvolvidas por terceiros não terão acesso directo ao hardware dos telefones da série 7, o que impede os programadores de tirarem total partido do potencial técnico dos dispositivos.

Assim sendo, embora reconheça o grande potencial do novo produto da Microsoft, e enquanto espera que a empresa reveja a sua estratégia, a Mozilla anunciou que vai, por agora, concentrar os seus esforços no desenvolvimento das versões móveis do browser para sistemas operativos de código aberto Android e Maemo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.