A Mozilla anunciou que vai investir 3 milhões de dólares na criação de uma empresa que passará a gerir comercialmente o seu serviço de email Thunderbird.



A iniciativa é idêntica àquela que levou à criação da Mozilla Cooperation, um braço comercial da Fundação sem fins lucrativos - Mozilla Foundation - constituído com o objectivo de dar autonomia e espaço para crescer a produtos desenvolvidos pela comunidade, como o browser Firefox.



A criação da empresa, que para já não tem uma designação oficial, não implicará qualquer alteração para os utilizadores do serviço que reúne hoje uma comunidade de cerca de 5 milhões de utilizadores. O seu principal objectivo será a promoção de inovação e o desenvolvimento do cliente de email.



Com a ascensão de várias alternativas gratuitas de email e os escassos esforços de actualização, acabaram por condenar o Thunderbird a ter pouco impacto no mercado.



A Mozilla também anunciou uma correcção para o browser Firefox, que repara uma deficiência na forma como o software lida com os ficheiros QuickTime. A vulnerabilidade, divulgada por um hacker na semana passada, permite a um atacante correr programas não autorizados no PC da vítima.



Notícias Relacionadas:

2006-04-18 - Mozilla corrige vulnerabilidades no Firefox e produtos relacionados