A Microsoft colmatou a curiosidade dos fãs ao fazer a apresentação pública da nova Xbox ontem através da MTV para o continente norte-americano. Em Portugal, o programa vai ser difundido hoje pelas 20 horas.

A nova consola é assumida como um dos produtos mais importantes para a Microsoft este ano, uma vez que a companhia investiu milhares de dólares para tentar liderar o mercado de videojogos, até agora comandado pela Sony. Bill Gates já admitiu que com a vantagem de tempo ganha até ao lançamento da PlayStation 3 e as novas características da Xbox espera conseguir aumentar significativamente a sua quota de mercado.

Os detalhes técnicos da nova consola devem ser conhecidos són na segunda feira, mas sabe-se que deverá integrar microprocessadores IBM, que visam garantir maior rapidez, acompanhados por uma maior qualidade de gráficos, com alta definição.

Não se sabe ainda se a nova consola mantém a retrocompatibilidade na área de jogos, uma das questões mais importantes para quem investiu num pacote de títulos para a primeira Xbox e quer agora fazer o upgrade para a nova consola. Porém, com uma alteração tão radical como é propagado no design da máquina a nível técnico é dificil garantir essa compatibilidade.

Tanto quanto se sabe, a consola será lançada em Novembro no mercado norte-americano, não existindo ainda nenhum atraso previsto para a comercialização na Europa. Recorde-se porém que o mesmo aconteceu no lançamento da primeira Xbox, mas depois a data de comercialização na Europa foi derrapando face à dificuldade de cumprir todas as encomendas no mercado norte-americano.

J. Allard, vice-presidente da Microsoft, disse à Reuters que a empresa aprendeu imenso com os erros da primeira Xbox, lançada um ano depois da Playstation 2, da rival Sony. Allard admitiu que, "a consola não estava bem produzida e que não havia sido encontrado o design industrial perfeito", referindo-se ao tamanho e hardware da Xbox anterior, que gerou algumas queixas por parte dos consumidores.

É esperado que a Sony revele alguns pormenores sobre a futura Playstation 3, na próxima semana em Los Angeles, apesar do seu lançamento só estar previsto para 2006.

Notícias Relacionadas:

2005-05-12 - Contagem decrescente para a apresentação da Xbox 360

2005-05-03 - Bill Gates acredita que nova Xbox pode dar liderança à Microsoft