A solução ainda em fase piloto foi apresentada hoje pela Samsung e a Multicert na estreia do Samsung Innovation Center, na sede da empresa em Oeiras, e deve chegar ao mercado em janeiro, mas as ambições são grandes. "Pegámos na tecnologia que a Samsung tem de reconhecimento de impressão digital e segurança com o Samsung Knox e juntámos as nossas competências em certificados digitais, onde já trabalhamos há mais de 15 anos", explicou Jorge Alcobia, CEO da Multicert, ao TEK.

A mSign vai permitir substituir os vários sistemas de autenticação nas aplicações, com logins e passwords, não só no smartphone mas também noutros dispositivos, como o computador, e integra também a possibilidade de fazer uma assinatura digital no smartphone. "Sabemos que a transformação digital ainda esbarra muitas vezes no papel. Com este modelo tem uma alternativa para assinar os documentos de forma digital e segura, com valor legal, sem ter de se deslocar aos serviços", justifica o CEO da Multicert.

A aplicação vai estar para já disponível na loja Google Play para smartphones Android, que segundo dados partilhados são dominantes no segmento empresarial, mas Jorge Alcobia não afasta a hipótese da mSign ser alargada também a equipamentos Apple com sistema operativo iOS.

O alargamento ao mercado internacional está também nos planos da empresa, e a parceria com a Samsung poderá ser um bom impulsionador desta estratégia. "Não foi de forma inocente que abordámos a Samsung para esta parceria", refere Jorge Alcobia, que afirma estar muito satisfeito com o "nível de disponibilidade e a capacidade de fazer acontecer" que a Samsung Portugal demonstrou.

O acordo feito entre as duas empresas prevê a integração do certificado eletrónico emitido pela Multicert nos smartphones Samsung S8 e Note 8, mas a ideia é que o modelo de negócio seja também alargado a outras entidades. O CEO da Multicert reconhece que o sucesso da solução depende também da integração com aplicações e soluções que permitam a utilização da mSign como sistema de autenticação e assinatura eletrónica, mas defende que o nível de segurança elevado e comodidade são dois argumentos importantes.

Questionado pelo TEK sobre a comparação com outras soluções de assinatura eletrónica existentes, nomeadamente a do Cartão de Cidadão e a Chave Digital, nas quais a Multicert também está envolvida, Jorge Alcobia defende que a mSign tem a vantagem da comodidade, não exigindo nenhum equipamento adicional nem deslocação a nenhuma repartição pública para pôr a solução a funcionar.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.