O novo Yoga 730, em versões de 15 e 13 polegadas, e o Yoga 530, de 14 polegadas, são duas das "estrelas" que a Lenovo apresenta no seu stand do Mobile World Congress em Barcelona. Estes convertíveis da família 2-em-1 (podem ser utilizados como portáteis ou tablets) destacam-se na aposta da companhia em aliar performance a portabilidade, mas procurando um design arrojado para os seus modelos.

O Yoga 730 está equipado com um processador Intel Core i7 de oitava geração e 16 GB de RAM. A versão de 15 polegadas tem um SSD de 1TB e uma placa gráfica NVidia GTX 1050, direcionado para quem queira tirar partido dos videojogos. Por outro lado, a versão de 13 polegadas terá um SSD de 512GB, deixando o processamento gráfico para uma solução integrada. Ambos os modelos têm a opção de um ecrã tátil a 1080p ou 4K, e colunas JBL embutidas no chassis.

A Lenovo investiu ainda na inteligência artificial, ao incorporar o assistente inteligente Cortana disponível no Windows 10 e o Alexa da Amazon (nos países suportados), que segundo o comunicado, reconhecem comandos de voz até quatro metros, mesmo em modo suspensão. Os sistemas de IA podem ser adicionados nos novos aparelhos Lenovo, através da Lenovo Vantage, que vem pré-instalado nos computadores.

O sistema de IA será igualmente adicionado ao seu novo Smart Display, um monitor minimalista personalizável para uso doméstico, idealizado para quem deseja controlar os seus aparelhos eletrónicos através de um único ecrã. Através do Cortana e Alexa, poderá regular a iluminação ou o aquecimento da casa, por exemplo, através de comandos de voz ou um olhar para o ecrã.

Direcionado ao mercado educativo, a Lenovo levou a sua nova gama de Chromebooks (modelos 550e, 300e e 100e), entretanto disponíveis no mercado. Os novos modelos estão protegidos contra derrames e permitem que as crianças utilizem os diversos objetos do quotidiano para interagir com o ecrã tátil. O modelo 500e vem equipado com uma Pen EMR que permite as crianças desenharem e escreverem no ecrã.

Os visitantes do MCW18 podem ter contacto com a tecnologia de realidade virtual da Lenovo, nomeadamente o headset Mirage Solo e a Mirage Camera, ambos compatíveis com a plataforma móvel de VR da Google, Daydrem, que permite criar e consumir conteúdo VR. É também possível experienciar um treino Jedi de Star Wars através do headset de realidade aumentada, o Lenovo Mirage AR.

A Lenovo dispõe ainda no seu stand soluções empresariais de Data Center, novidades na sua divisão de smartphones Motorola e uma gama de servidores e switches com vista às grandes alterações para as redes 5G.

O SAPO TEK está a acompanhar de perto todas as novidades do MWC, com notícias sobre as apresentações e a exposição, mas também sobre as empresas portuguesas que estão em Barcelona e que somam uma dúzia de expositores.

Nota de redação: O artigo foi modificado para especificar que o acesso aos assistentes pessoais é feito através do Lenovo Vantage.