O Mydoom.A parece ter atingido os seus objectivos. Depois de ter chegado via email a mais de um milhão de computadores em todo o mundo e de ter infectado muitos deles, aquele que é considerado o vírus informático de propagação mais rápida de sempre deixou ontem o site do SCO Group fora de circulação.



A SCO afirmou que "um violento ataque de dados tornou o seu site completamente indisponível". O ataque começou no sábado à noite e na manhã de domingo o site da empresa de software estava absolutamente saturado de pedidos de informação, afirmou a SCO.



Segundo a News.com, às sete da manhã de domingo, já não era possível aceder ao site da SCO. Embora o início dos ataque dos PCs infectados só estivesse programado para as nossas 16:09 (8:09 PST), o site ficou inacessível cerca de 16 horas antes, de acordo com a empresa Netcraft. A diferença poderá ter ficado a dever-se ao elevado número de PCs com relógios na hora errada.



A SCO confirmou que o seu site foi inundado com pedidos de informação antes do início oficial do ataque. "O tráfego Internet começou a aumentar no sábado à noite e à meia noite da hora ocidental o site da SCO estava completamente atolado com pedidos que superavam a sua capacidade", afirmava a empresa numa declaração oficial.



A velocidade e severidade do ataque surpreendeu as empresas de segurança informática. A F-Secure classifica-o como "o pior ataque (denial of service) individual de sempre" e estima que o volume total de computadores infectados supere o milhão.



A SCO teve conhecimento de que seria alvo de um ataque DoS no início da semana passada, quando o Mydoom surgiu. Na altura afirmou que esperava manter o seu site operacional e que tinha planos de contingência em curso.



Passado alguns dias surgiu uma variante do Mydoom, de características idênticas, mas cujo alvo de ataque de negação de serviço será o site principal da Microsoft. A Symantec considera contudo que o ataque dos computadores infectados pela variante do Mydoom não deverá ser tão forte como o verificado ao site da SCO, já que a versão B não se propagou com tanta intensidade.



Notícias Relacionadas:

2004-01-30 - Microsoft oferece recompensa por criadores de MyDoom.B

2004-01-29 - Microsoft na mira da variante de Mydoom

2004-01-27 - Novo vírus de propagação rápida atinge emails em todo o mundo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.