As Nações Unidas vão assinar no próximo sábado um memorando de entendimento que formaliza o apoio da ONG ao projecto liderado por Nicholas Negroponte e apoia a distribuição de um milhão de PCs de baixo custo junto de crianças oriundas de países pobres, no âmbito do programa One Laptop per Child.
O projecto visa fazer chegar a informática e a Internet a crianças desfavorecidas em países pobres. Negroponte, director do Media Lab do MIT, é um dos principais impulsionadores do projecto, que já foi apresentado a Governos e Organizações Internacionais e que agora ganha novo impulso com o apoio do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, depois do acordo alinhado no Fórum Económico Mundial.
Este memorando de entendimento, que será formalizado no final da semana em Davos, vai ajudar a organização One Laptop per Child a cumprir o seu objectivo de fazer chegar às crianças um milhão de equipamentos a preço de custo - cerca de 100 dólares - até final do próximo ano. Os principais destinatários serão países como o Brasil, Tailândia, Egipto e Nigéria.
Recorde-se que os laptops são equipados com um sistema operativo open source para principiantes, ligação wireless e uma manivela que permite gerar energia para alimentar a máquina em regiões sem electricidade.
"As Nações Unidas vão trabalhar com a organização para entregar tecnologia e recursos nas escolas dos países menos desenvolvidos", diz um comunicado das Nações Unidas.
Notícias Relacionadas:
2005-10-01 - MIT promete computador de 100 dólares para Novembro
2005-04-05 - Negroponte coordena projecto que prevê distribuição de laptops a 100 dólares
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Clair Obscur: Expedition 33 é uma carta de amor de França aos RPGs japoneses -
App do dia
Ajustar selfies, corrigir imagens e transformar fotos com o estilo Ghibli -
Site do dia
Comissão Europeia tem um guia online para quem quer navegar pelos mundos virtuais -
How to TEK
Já pode trocar o assistente da Google pelo ChatGPT no smartphone. Veja como
Comentários