As Nações Unidas vão assinar no próximo sábado um memorando de entendimento que formaliza o apoio da ONG ao projecto liderado por Nicholas Negroponte e apoia a distribuição de um milhão de PCs de baixo custo junto de crianças oriundas de países pobres, no âmbito do programa One Laptop per Child.
O projecto visa fazer chegar a informática e a Internet a crianças desfavorecidas em países pobres. Negroponte, director do Media Lab do MIT, é um dos principais impulsionadores do projecto, que já foi apresentado a Governos e Organizações Internacionais e que agora ganha novo impulso com o apoio do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, depois do acordo alinhado no Fórum Económico Mundial.
Este memorando de entendimento, que será formalizado no final da semana em Davos, vai ajudar a organização One Laptop per Child a cumprir o seu objectivo de fazer chegar às crianças um milhão de equipamentos a preço de custo - cerca de 100 dólares - até final do próximo ano. Os principais destinatários serão países como o Brasil, Tailândia, Egipto e Nigéria.
Recorde-se que os laptops são equipados com um sistema operativo open source para principiantes, ligação wireless e uma manivela que permite gerar energia para alimentar a máquina em regiões sem electricidade.
"As Nações Unidas vão trabalhar com a organização para entregar tecnologia e recursos nas escolas dos países menos desenvolvidos", diz um comunicado das Nações Unidas.
Notícias Relacionadas:
2005-10-01 - MIT promete computador de 100 dólares para Novembro
2005-04-05 - Negroponte coordena projecto que prevê distribuição de laptops a 100 dólares
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 TimeMap oferece uma nova forma de olhar para a história do mundo -
App do dia
Lance os dados em Yahtzee With Buddies e participe em minijogos com amigos -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários