No final deste ano a NDrive pretende facturar 10 milhões de euros e vender 130 mil dispositivos de navegação. As projecções têm em conta a performance no mercado nacional e internacional onde as principais apostas da empresa vão para Espanha e Brasil, que já representam 25 e 10 por cento do negócio.



Com o recente spin-off da InfoPortugal - que passou a ser controlada em 51 por cento pela Impresa - o grupo português passou a concentrar esforços no desenvolvimento de software para sistemas de navegação e a reforçar a aposta no design próprio de equipamentos de suporte, fabricados com recurso a parceiros.



A venda da InfoPortugal - responsável pelo desenvolvimento da base de dados digital que é usada no NDrive - permitiu reforçar o capital disponível para investir na expansão internacional e reforçar o capital social para 1,4 milhões de euros. Ao nível dos produtos a aposta vai para equipamentos que reúnam um número crescente de funcionalidades úteis ao utilizador.



Em termos de lançamentos futuros a empresa está a trabalhar num dispositivo GPS conectado, que ofereça ligação GSM e que permita dessa forma suportar novos serviços em tempo real. A nova oferta não tem ainda data de lançamento mas deverá ficar pronta este ano. Chegará ao mercado via operadores móveis, embora não haja ainda acordos firmados.



Em desenvolvimento está também uma nova geração de equipamentos de navegação que suportam novos conteúdos multimédia de referência, como fotografias das fachadas de edifícios e outras informações visuais que ajudem o utilizador numa identificação mais rápida de determinado local.



João Neto, administrador da NDrive, sublinhou em conferência de imprensa, que o mercado de dispositivos de navegação é uma das poucas áreas no consumo com crescimentos anuais de 3 dígitos, 100 por cento na Europa no ano passado, para um total de 30 milhões de unidades vendidas. Em Portugal foram vendidas cerca de 100 mil unidades.



A par com o Brasil e Espanha a NDrive está já a comercializar os seus produtos na Turquia, Itália, França, Bélgica, França, México, entre outros países. Em todos os mercados externos a empresa actua com um modelo de negócio indirecto, sustentado em parceiros de distribuição, uma estratégia que pretende manter.



Portugal pesa 30 por cento na facturação do grupo que no ano passado registou uma facturação de 4,1 milhões de euros, valor que tem em conta os resultados das duas áreas de negócio exploradas durante aquele exercício: desenvolvimento de base de dados digital e de software para sistemas de navegação.



A NDrive continua a ter acesos aos conteúdos desenvolvidos pela InfoPortugal no âmbito do acordo firmado com a Impresa, nomeadamente à base de dados fotográfica do país que tem vindo a ser criada. A nível internacional são estabelecidos acordos com parceiros locais a este nível.



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