A empresa japonesa NEC vai começar a comercializar dentro em breve, no mercado norte-americano, um PC desktop "amigo" do ambiente, informou a C|NET. Denominado PowerMate, este modelo consiste num computador integrado - "all-in-one" - com um ecrã plano de 15 polegadas que, ao contrário da maior parte dos monitores de tubos de raios catódicos, não contém chumbo.



Entre as características que fazem deste PC uma máquina ecológica está o facto de a sua motherboard ter sido construída com uma soldadura sem chumbo. Mais ainda, o plástico utilizado para criar o chassis do PC - um material que resulta de uma invenção da NEC chamada NuCycle - é totalmente reciclável, de acordo com a companhia japonesa.



O PowerMate integra ainda um processador Crusoe de 900 MHz fabricado pela Transmeta e 256 MBytes de memória. Do mesmo modo que o modelo NetVista X descontinuado pela IBM, o núcleo do computador está localizado na parte traseira do ecrã, prevendo-se que o seu preço de venda seja de 1.599 dólares (1.618 euros).



Comercializado no Japão com o nome de Mate, o computador foi anunciado nesse mercado como uma máquina silenciosa e compacta, ideal para os escritórios japoneses apinhados de pessoas. Contudo, para o mercado dos Estados Unidos, a NEC pretende salientar as qualidades mais ecológicas do PowerMate para conquistar consumidores.



O nível de consumo de electricidade do PowerMate é também, em termos comparativos, reduzido. O chip Crusoe 5800 da Transmeta de fraco poder elimina a necessidade de inserir ventoínhas internas. Por outro lado, o PC contém um disco rígido de 20 GBytes que funciona a um nível de ruído de 20 décibeis, um valor correspondente ao som das folhas das árvores agitadas pelo vento.


Notícias Relacionadas:

2001-12-10 - PC Old inicia-se no mercado de equipamento informático usado

2000-12-12 - Microsoft e IBM juntas na reciclagem de PCs

2000-09-13 - Computadores japoneses vão ter "rótulo verde"

2000-08-29 - Japão impõe regras para reciclagem de PCs

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.