A NEC, a Toshiba e a Sony anunciaram uma parceria para o desenvolvimento conjunto de tecnologia avançada de semicondutores para 45 nanómetros. Recorde-se que actualmente as linhas de produção dos principais fabricantes estão ainda direccionadas para os 90 e 65 nanómetros, mas a tendência é diminuir as dimensões dos chips e ganhar capacidade para inserir mais informação e suportar novas funcionalidades.



Com este objectivo as três empresas juntam-se e partilham esforços de desenvolvimento até 2007, altura em que expira o acordo agora assinado.



"Estamos a olhar para os 45 nanómetros como tecnologia para o audiovisual digital e os dispositivos móveis, porque para estes sectores a velocidade elevada e o consumo energético são especialmente importantes", sublinha Sophie Yamamoto, porta-voz da NEC, acrescentando que o trabalho das empresas vai centrar-se nos "processos fundamentais da tecnologia".



A colaboração entre as fabricantes não é uma novidade e existia já um acordo bilateral entre a Sony e a Toshiba, que desde 2004 trabalhavam juntas na tecnologia.



A NEC junta-se agora à iniciativa com o objectivo de partilhar custos e recursos, juntando os seus recursos aos 150 técnicas da Toshiba e da Sony que já estavam a trabalhar conjuntamente nos 45 nanómetros.



Notícias Relacionadas:

2002-07-30 - AMD, Infineon e UMC aliam-se para o desenvolvimento de semicondutores da próxima geração