Eric Schmidt, CEO da Google confirmou que, ao contrário do que estava previsto, só chegarão ao mercado equipamentos com o novo Chrome SO em 2011. O responsável assegurou que "nos próximos meses" não será possível encontrar nas lojas um netbook equipado com o sistema operativo da Google, que só funcionará em dispositivos com teclado físico.


Mais pormenores, não se conhecem, tal como as razões do atraso, embora alguns analistas considerem que a decisão pode estar relacionada com o sucesso do Android. Lançado originalmente a pensar nos smartphones, o Android tem vindo a convergir para um conceito de dispositivo móvel mais abrangente, e é também promovido pela Google, que parece não considerar esta a melhor altura para introduzir no mercado mais um factor de concorrência, à luz de algumas opiniões.


Mesmo assim, continua a esperar-se, ainda para este ano, alguma novidade em torno do Chrome, nome que também é usado pela Google para o seu browser. O software pode chegar na data prevista, o "empacotamento" com o hardware é que fica remetido para daqui a alguns meses, depreende alguma imprensa especializada das palavras de um porta-voz da Google que recentemente falou à eWeek.


Recorde-se que o código-fonte do produto, através do projecto Chromium, foi disponibilizada no ano passado por esta altura, com a indicação de que em Novembro ou Dezembro de 2010 chegaria a versão dirigida ao utilizador final e os primeiros netbooks equipados com o software. Nomes como a Acer, Asus, HP ou Toshiba eram apontados como parceiros com interesse em comercializar o novo sistema operativo nos seus produtos.


A eWeek, a quem um porta-voz da Google insistiu que ainda este ano a empresa conta lançar novidades relativamente ao produto, cumprindo calendário, falou com vários fabricantes que optaram por não comentar planos para os seus próximos lançamentos, ou assegurar que não existem novidades para breve envolvendo o Chrome.



Nota da Redacção: A notícia foi corrigida na referência ao facto da Google já ter um Chrome, o seu browser, que por engano tinha sido referido como motor de busca.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.