Na primeira metade de 2014 o mundo pode ficar a conhecer a Nexus TV, uma set-top box que daria acesso a vários serviços de streaming e inclusive a jogos. Este descodificar e centro multimédia da tecnológica norte-americana já terá sido testada e demonstrada a poucas pessoas este ano.

A Google tem feito vários esforços para conseguir entrar de forma consistente no mercado da televisão. Primeira a Google TV, depois o Nexus Q, depois o Chromecast e se as informações do The Information estiverem corretas, segue-se a Nexus TV.

A set-top box poderá vir acompanhada de um comando sensível ao toque, sendo que o centro multimédia também terá integração com dispositivos Android.

Ao contrário da estratégia que terá sido tentada por outras tecnológicas, a Google não tenciona suportar no seu equipamento de televisão os operadores por cabo, sendo que a transmissão de conteúdos será feita na sua totalidade em streaming. YouTube, Netflix e Hulu serão alguns dos serviços que à partida terão lugar garantido na Nexus TV.

Os relatos conseguidos pelo The Information indicam ainda que a ser lançado, o dispositivo será posicionado com um preço muito agressivo. Este fator já é utilizado pela Google na linha de equipamentos móveis Nexus e poderá ajudar a combater outras propostas que apareçam no mercado – também existem rumores de que a Amazon está a preparar uma set-top box própria.

A Nexus TV vai alegadamente ter a capacidade de executar de forma nativa alguns jogos, algo que também já tinha sido referenciado quando foi dito que a Google estaria a preparar uma consola baseada no Android.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico