A Nintendo pode estar a preparar uma DSi de ecrã maior, relata um jornal japonês. O Nikkei adianta que a fabricante nipónica, que com o sucesso da Wii passou a liderar o mercado mundial de consolas, está a trabalhar numa consola portátil com um tamanho de ecrã que será o dobro do actual e que será colocada à venda sensivelmente pelo mesmo preço do modelo actual.

O diário garante que o novo modelo será posto à venda ainda este ano, provavelmente a tempo do Natal, e que o novo design de ecrã é uma resposta às queixas dos utilizadores que defendem não ser fácil jogar através do dispositivo, devido às reduzidas dimensões do ecrã, que é duplo e de 3,25 polegadas cada.

A DSi é o mais recente modelo de consolas portáteis da Nintendo. Foi lançada há cerca de um ano e tornou-se imediatamente um sucesso de vendas, mas um ano depois as vendas recuaram para cerca de um terço dos melhores níveis registados nos meses a seguir ao lançamento. Uma das particularidades da consola é o facto de ter dois ecrãs, uma opção que, de acordo com estas informações, será para manter.

Recorde-se que ainda ontem o presidente da Nintendo era citado na imprensa internacional a falar de uma segunda geração da Wii. O responsável admitia que num upgrade a Wii transformar-se-á numa consola bastante mais pequena e bastante mais barata, mas também dizia que esta segunda geração da Wii não chegará ao mercado tão cedo, já que a fabricante ainda prevê longo tempo de sucesso para o actual modelo.

Outra questão a reter é o facto do mercado de consolas e videojogos ter ao longo deste ano a pior performance dos últimos anos com as vendas a decrescerem. À crise os especialistas juntam a falta de inovação no sector, que teve como último grande lançamento a Wii. As novidades da Nintendo - a primeira ainda sem confirmação oficial - podem afinal ser uma forma de contribuir para a dinamização das vendas, que só em Setembro último deram um ligeiro sinal de retoma.