Reforçando a sua consola de jogos portátil para poder concorrer com a ameaça da Nokia, a Nintendo anunciou na passada sexta feira uma parceria com a Motorola para tornar a Game Boy Advance numa máquina com funcionalidades wireless. O Kit de conectividade wi-fi deverá ser lançado no Japão no início de 2004 e permitirá também a ligação com telemóveis e alguns operadores japoneses.



A Motorola vai fornecer um chipset baseado em tecnologia RISC, que integra um chip de radiocomunicações na banda de 2,4 GHz, que constituirá a base do adaptador wireless para as consolas portáteis Game Boy Advance e Game Boy Advance SP da Nintendo. Desta forma, os utilizadores da consola vão poder ligar os jogos usando a tecnologia Wi-Fi, sendo previsto que até 5 equipamentos possam entrar no mesmo jogo.



A Nintendo irá comercializar também os "Pokemon FireRed" e "Pokemon LeafGreen", especialmente desenhados para tirar partido das funcionalidades wirless do novo kit de conectividade Wi-Fi. Os jogos serão lançados ao mesmo tempo que o dispositivo de ligação, mas não foram ainda revelados quaisquer preços.



Recorde-se que em Outubro a Nokia vai iniciar a comercialização da sua nova consola de jogos N-Gage, que junta funcionalidades de ligação à Internet para jogos online e capacidades de comunicação móvel. Apesar da Nokia afirmar que o N-Gage não tem concorrência no mercado porque nenhuma consola de videojogos reúne estas características, o concorrente mais próximo poderá ser a máquina Game Boy Advance da Nintendo, embora esteja direccionada para uma faixa etária mais jovem.



O lançamento dos novos jogos e do kit de ligação está previsto para o início do próximo ano no Japão e a Nintendo não confirmou ainda se tenciona disponibilizar este equipamento noutras regiões.

Notícias Relacionadas:

2003-09-12 - Game Boy Advance ganha funções de Videotelefone

2003-02-06 - Nokia desvenda consola móvel N-Gage

2003-02-05 - Nintendo com objectivos ambiciosos para GameBoy Advance SP