A Nokia e a HTC firmaram um acordo onde deixam cair por terra todas as acusações, mútuas, de violações de propriedade intelectual. A situação acaba por representar uma vitória para as duas partes já que a HTC vai pagar à Nokia pelo uso de algumas das suas patentes, mas também a tecnológica finlandesa vai fazer uso do porfólio de patentes sobre redes LTE da gigante asiática.

Em comunicado as empresas referem que entraram também num acordo tecnológico com o objetivo futuro de explorar "oportunidades de colaboração tecnológica". A Nokia e a HTC não revelaram qual a duração do acordo nem os montantes envolvidos.

Enquanto a Nokia considera que o acordo permite à empresa focar-se em novas oportunidades de licenciamento de propriedade intelectual, os responsáveis da HTC garantem que o acordo vai permitir à empresa focar-se na inovação dos seus equipamentos.

Foi na Alemanha que as duas tecnológicas travaram o caso mais intenso na disputa de patentes, tendo havido decisões favoráveis à Nokia e mais recentemente, no início de janeiro, uma decisão favorável à HTC. No ano passado a empresa de Taiwan viu mesmo alguns dos seus equipamentos serem barrados de comercialização por decisão do tribunal.

A Nokia e a HTC também tiveram disputas de patentes nos EUA e no Reino Unido.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico