A Nokia Internet Communications, uma unidade da maior fabricante mundial de telemóveis, passou recentemente a contar com a Trend Micro, empresa japonesa especializada em segurança online, na lista de produtoras de software que a companhia finlandesa utiliza na sua gama de equipamentos de gestão de tráfego da Internet



O acordo estabelecido recentemente entre as duas empresas representa o primeiro passo da Nokia no sector do combate aos vírus e a outro tipo de código malicioso. Desta forma, a companhia irá fabricar um aparelho de rede que monitoriza email em busca de vírus e mensagens de spam, actualizando-se automaticamente a si próprio para identificar as mais recentes vagas de viroses.



Apesar de o Nokia Message Protector SC6000 - nome do aparelho - ter sido concebido para fornecer protecção contra vírus, as duas empresas estão a promover o produto como capaz de filtrar mensagens de spam-mail e vários tipos de código malicioso, devido ao seu motor configurável de políticas de segurança.



O equipamento estará disponível a partir do primeiro trimestre de 2003. Prevê-se que as futuras versões do dispositivo venham a incluir funcionalidades como monitorização de FTP, HTTP e de Instant Messaging. Segundo o comunicado divulgado, a grande vantagem do Protectot SC6000 está em reduzir os custos relacionados com a duração do período de implementação e manutenção. Contudo, a sua utilização para as funcionalidades não relacionadas com os vírus acarreta um maior gasto de tempo, dado que os filtros de mensagens contendo spam terão que ser escritos manualmente ou adquiridos a produtoras de software.



A Nokia foi bem sucedida em comercializar junto do mercado empresarial equipamentos de rede baseados em software da Check Point Software Technologies, F5 Networks e da Internet Security Systems nos mercados de firewall, gestão de tráfego e de sistemas de detecção de intrusões.


Notícias Relacionadas:

2002-07-03 - Nokia introduz tecnologia de IP Clustering para segurança empresarial