Começa hoje a ser comercializado, a nível internacional, o Nokia N9. O equipamento, que se destaca pelo design e características, mas também por ser o primeiro - e provavelmente o último - da marca com o sistema operativo MeeGo, também já tem data para chegar a Portugal.

Outubro é o mês apontado pela fabricante para o início da comercialização em território nacional, onde o equipamento será vendido por 649,90 euros, na versão com 16 GB de memória. Por mais 80 euros será possível optar pela edição de 64 GB.

O N9 deverá também ficar disponível - por valores que se esperam mais competitivos - através de contratos de fidelização com os operadores móveis, embora a Nokia não avance para já quem serão os parceiros.

O lançamento surge dentro da data prevista pela fabricante, quando em Junho detalhou características e forneceu imagens do primeiro, e algo antecipado, smartphone com MeeGo (1.2). Para além da curiosidade natural por se tratar de uma nova plataforma de software, o modelo tem gerado interesse devido às suas características "físicas".

[caption]Nokia N9[/caption]

Entre elas conta-se, por exemplo, o conceito "all screen", que se traduz na total ausência de teclas, sendo o dispositivo totalmente dominado pelo ecrã AMOLED de 3,9 polegadas, não havendo sequer espaço para a tecla home.

A funcionalidade é substituída por um movimento de dedos, explicou a Nokia aquando da apresentação. "Ao utilizar uma aplicação, basta um simples deslizar dos dedos num dos lados do ecrã, para voltar ao ecrã principal", detalhou.

[caption]Nokia N9[/caption]

Uma câmara de 8 megapixéis, com sensor Carl Zeiss, auto-focus e lente grande angular é outra das particularidades que merece destaque, num equipamento disponível em três cores (preto, azul e rosa) cujo corpo é feito em policarbonato, o que, segundo a fabricante, lhe deverá conferir uma melhor receção de sinal e qualidade de som durante as chamadas.

[caption]Nokia N9[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico