A Nokia está mesmo de volta às “luzes da ribalta”, sobre isso já não há qualquer dúvida. Mas as novidades que traz não se cingem à esfera dos dispositivos móveis de consumo, onde, deve dizer-se, está a planear um regresso em força, com um novo smarphone e um tablet.

Agora a marca finlandesa acaba de revelar que criou um assistente virtual a que deu o nome de MIKA, um acrónimo que significa Multi-purpose Intuitive Knowledge Assistant (ou Assistente de Conhecimento Intuitivo Multi-propósitos, numa tradução livre para português).

Contudo, este não é um assistente como aqueles que têm saído dos “fornos” da Google, da Amazon e da Apple. Em vez de ter sido criado para servir o consumidor comum, o MIKA foi feito com as operadoras de telecomunicações em mente, ou seja, foi desenvolvida para ser colocado ao serviço dos técnicos destas empresas.

Em comunicado, a Nokia explica que este sistema é o primeiro da sua espécie. Através de comandos de voz, permite que os técnicos acedam mais rapidamente a informações essenciais às tarefas que desempenham, agilizando a sua execução, visto que perdem menos tempo a procurar o que precisam e podem concentrar-se no que realmente importa.

A marca diz que, mediante uma série de testes, constatou-se que o MIKA “devolve” aos engenheiros das operadoras mais de uma hora de produtividade, não só porque disponibiliza um rol de ferramentas e documentos que os ajudam nas suas funções, mas também porque pode ser integrado num dispositivo móvel.

O diretor da unidade de serviços globais da Nokia sublinha que o MIKA foi criado para responder às necessidades das empresas da indústria das telecomunicações. Igor Leprince acrescenta que o assistente virtual oferece aos técnicos uma série de recomendações para determinado problema, tendo por base situações semelhantes que foram registadas na sua base de dados e as melhores formas de o resolver.

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