Ainda não se sabe quando é que a Microsoft vai substituir o atual programa de email pelo Outlook for Windows, mas os testes continuam a ser feitos nos últimos meses e a gigante tem recolhido e aplicado o feedback da comunidade. Esta semana chega aos utilizadores envolvidos nos testes do Office e segundo o The Verge, a nova aplicação para desktop está mais próxima da experiência da sua versão web.

A versão atual continua a ganhar forma, embora seja referido que algumas das funcionalidades de base da aplicação anterior continuam ausentes. Mas já foi implementado a possibilidade de configurar contas tanto do Outlook.com, Hotmail e Windows Live, esperando-se mesmo que venha a suportar de outros fornecedores, como o Gmail, Yahoo e iCloud, por exemplo.

Veja na galeria imagens da nova versão do Outlook:

Espera-se uma barra de ferramentas mais simplificada, numa interface melhorada e otimizada. A coluna do calendário será mais dinâmica, com novas possibilidades de personalização. Espera-se a introdução de suporte à utilização offline, facilidade de pesquisa de pastas, suporte para elementos web, entre outros elementos visuais atualizados.

Outras novidades que a Microsoft já tinha revelado passam pela integração do Loop, o sistema da Microsoft que oferece ferramentas de colaboração, permitindo criar sondagens, listas de tarefas e outras através do Office. E o novo sistema também permite anexar ficheiros. Por exemplo, utilizadores que utilizem a cloud da Microsoft podem utilizar o “@” para pesquisar por ficheiros para anexar a um email.

Há também um maior dinamismo na organização de emails, podendo afixar as mensagens até que trate do respetivo assunto. Ou mesmo arrastar os emails para outros painéis, tais como a lista de tarefas ou eventos do calendário. O calendário passa a ter uma função mais próxima de uma agenda, permitindo consultar notas ou tarefas a fazer em determinadas datas.

Há também a possibilidade de distinguir as respostas a convites, se vai participar presencialmente ou de forma online. A ferramenta Sweep para limpar os emails passa a estar incluído na nova versão.