A Sony disponibilizou a atualização de firmware 5.50 para a PlayStation 4, introduzindo novas opções à consola. A tecnologia Supersampling era aguardada há algum tempo pelos utilizadores que adquiriram uma PS4 Pro, mas ainda não atualizaram a sua televisão para 4K. Através do sistema, será possível usufruir das melhorias de resolução suportadas por alguns títulos nos televisores convencionais de 1080p. Quando o Supersampling está ativo a consola corre o jogo da mesma forma que faria numa televisão 4K, tornando a imagem mais definida.

Bloodborne e Ratchet & Clank nos jogos gratuitos do PS Plus em março
Bloodborne e Ratchet & Clank nos jogos gratuitos do PS Plus em março
Ver artigo

A atualização pesa 460 MB e apresenta mudanças no design dos menus, sobretudo na aba da biblioteca de jogos. O menu está agora dividido em duas partes: “This PS4” para os jogos e aplicações instaladas na consola, e “PS Plus” que lista os títulos disponíveis ao utilizador através do serviço Plus. Esta segunda aba deixa de fazer efeito se o utilizador não tiver o serviço ativo, pois perde o acesso aos respetivos jogos.

O novo firmware introduz ainda melhorias ao nível da navegação, permitindo procurar jogos disponíveis na biblioteca, mas não instalados, além de esconder versões beta que já expiraram ou demonstrações de títulos entretanto adquiridos.

Foram também introduzidos novos atalhos acessíveis através do Menu Rápido, quando premido o botão PS, de controlo de volume, interação com amigos específicos, e outras opções.

A atualização permite finalmente que os utilizadores alterem livremente os seus wallpapers dos menus da consola com imagens introduzidas através de dispositivos USB. Foram ainda introduzidos novos controlos parentais na consola, onde é possível definir o tempo que os mais novos podem jogar.