A nova linha de consolas da Nintendo só vai chegar ao mercado em 2006, desperdiçando assim a época de compras do fim do ano de 2005 e a possibilidade de competir com as rivais Microsoft e Sony. A informação foi divulgada este Sábado pelo jornal japonês Nihon Keizai Shimbun, dois dias depois de a Microsoft anunciar o lançamento da seu nova Xbox 360, que chegará às lojas durante o segundo semestre.

Depois de ter sido a marca dominante de consolas nas décadas de 80 e 90, até à entrada das rivais Sony e Microsoft neste mercado, a Nintendo já anunciou que a nova geração de consolas irá designar-se Revolution e permitirá ligações com a Internet. O novo produto vai incorporar um chip da IBM e um processador de gráficos da ATI Technologies chamado "Hollywood". Entre outras coisas, a nova consola vai acompanhar as restantes e passar a ler DVDs.

Esta era uma das principais diferenças entre a actual consola da Nintendo e as suas grandes rivais. Contudo, ao entrar numa nova dimensão, a Revolution vai acompanhar a evolução do mercado e será capaz não só de ler DVDs, como ser compatível com os jogos da GameCube, apesar das diferenças de formato.

A Revolution vai usar discos ópticos de 12 cm e terá a espessura de três caixas de DVDs, sendo ligeiramente mais comprida que uma única caixa. A confirmarem-se estas dimensões, a Revolution tornar-se-á na consola mais pequena do mercado.

A Sony não revelou ainda quando é que vai lançar a sua nova consola, contudo alguns peritos acreditam que chegará no mercado no próximo ano.

Notícias Relacionadas:

2005-05-13 - MTV revela detalhes da nova consola da Microsoft

2005-04-27 - Sony revela data para comercialização da PSP na Europa