Porque está a Samsung a mudar de estratégia – leia-se sistema operativo – nos televisores inteligentes? De acordo com a empresa, tudo está relacionado com a necessidade de tornar as TVs em dispositivos mais ligados a outros equipamentos. Um dos destaques dos novos televisores com Tizen OS é a possibilidade de ligação a smartphones e tablets através de Wi-Fi Direct.

Mas não fica só por aqui. A tecnológica sul-coreana também garante que os televisores vão ter Bluetooth e a capacidade de detetar automaticamente outros dispositivos Samsung que existam na casa. Com isto será possível transmitir televisão em direto para o telemóvel, mesmo que a TV esteja desligada.

A nova gama de televisores com Tizen OS também vai trazer uma alteração importante, já que serão os primeiros modelos não-Sony a suportar o serviço de streaming de videojogos PlayStation Now.

Mais novidades sobre estes televisores serão apresentadas possivelmente durante a Consumer Electronic Show (CES) que começa na segunda-feira, 5 de janeiro. Como explica o The Verge, a Samsung quer replicar um pouco a estratégia que a LG tem feito com o WebOS e que alegadamente tem dado frutos – nos primeiro oito meses terão sido vendidos cinco milhões de televisores com este sistema operativo.

Este é mais um exemplo de apoio e suporte ao Tizen, depois de a Samsung o ter implementado em máquinas fotográficas e em wearables. No entanto o sistema operativo – que conta com o apoio da Fundação Linux e da Intel – continua a ser assombrado pela não aparição num smartphone, que foi a grande promessa da tecnológica sul-coreana para o software.

Veja aqui os últimos modelos de Smart TV apresentados pela Samsung na IFA, feira de tecnologia de consumo que se realizou em Berlim no mês de setembro de 2014:


Nota de redação: Corrigida gralha por indicação de um leitor


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico