A Nintendo afirmou recentemente que pretende lançar uma nova consola de jogos em 2005 ou 2006, numa tentativa para melhorar a sua posição no lucrativo mercado dos jogos e acompanhar a concorrência.



Admitindo que as vendas da GameCube não têm corrido tão bem como o esperado, nomeadamente quando comparadas com as da Playstation 2 da Sony, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, referiu em entrevista à agência Reuters que se pretende que o novo sistema para jogos seja apresentado antes ou pelo menos na mesma altura em que as suas rivais se prepararem para fazer o mesmo.



A actual consola da fabricante japonesa, que se situa muito atrás da líder PS2 da Sony e que luta intensamente com a Xbox da Microsoft pela segunda posição do mercado, registou vendas fracas durante a última época de Natal.



Pelo contrário, a Sony afirmou este mês ter vendido 8,5 milhões de unidades PS 2 durante a mesma altura, mais 24 por cento comparativamente ao mesmo período do ano anterior, e com vendas mundiais acumuladas de 50 milhões. A Microsoft anunciou a venda de mais de um milhão de Xbox.



Iwata afirmou que a GameCube iria falhar o seu objectivo de vendas de 10 milhões de unidades para este ano fiscal em cerca de 10 por cento enquanto o software ficaria pouco abaixo do objectivo de 55 milhões de unidades.



"Estaremos preparados para a 'batalha' em 2005, embora as fabricantes de jogos afirmem que os futuros sistemas rivais não deverão aparecer antes de 2006", salientou o presidente da Nintendo.



Tentando incentivar o seu negócio, a fabricante prepara o lançamento de novos jogos Pokemon para a GameCube que também poderão correr no Game Boy Advance, com a transferência de dados entre as duas consolas. "Para 2003 o nosso objectivo é oferecer novos tipos de jogos que possam correr tanto na GameCube como no Game Boy Advance", acrescentou Iwata.



Durante a entrevista à Reuters, Iwata não excluiu a possibilidade de nova redução de preço da GameCube, indicando contudo que não estava nada desse género previsto para breve.



Notícias Relacionadas:

2003-01-08 - Nintendo mantém posição no mercado europeu e lança novo GameBoy Advance

2002-12-23 - Vendas da Xbox em alta antes do Natal

2002-06-25 - Concorrência entre consolas provoca crescimento recorde das vendas de jogos vídeo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.