O Intel Developer Forum será o palco escolhido pelo presidente da Intel, Paul Otellini, para dar novos detalhes sobre a próxima geração de chips multicore da Intel, que irá quebrar a tradicional divisão de arquitecturas para servidores e desktop com o objectivo de reduzir os consumos energéticos em todas as linhas de produtos.



A nova familia de processadores vai reflectir as preocupações da fabricante com os consumos energéticos dos equipamentos, mas também com a sua capacidade para desempenhar multitarefas sem perder performance, noticia a imprensa internacional citando u porta-voz da empresa.



Segundo a mesma fonte, o design da nova família de processadores inspira-se nos Pentium M, a linha actual de processadores da Intel para notebooks, que foi lançada em 2003 como parte da plataforma móvel Centrino e que desde então tem tido bastante sucesso.



Recorde-se que ao longo dos últimos anos a estratégia da Intel tem assentado em duas arquitecturas distintas que dão origem aos processadores para equipamentos desktop e para servidores. São elas a arquitectura Pentium 4 e a NetBurst, que suporta a linha Xeon.



Ambas têm trazido alguns problemas à empresa, sobretudo ao nível dos consumos energéticos, que por mais de uma vez obrigaram a fabricante a alterações no road map de lançamentos.



De acordo com o porta voz, o que a empresa agora pretende é levar os benefícios conseguidos com o Pentium M, ao nível do consumo energético, também para o desktop e para os servidores, explica Bill Calder.



A redução do consumo energético é um desafio prioritário para os fabricantes já que permite, não só prolongar a vida das baterias, mas também reduzir a produção de calor, um aspecto extremamente relevante ao nível dos servidores já que os sistemas de arrefecimento representam parte significativa dos custos que lhes estão inerentes.



Com chegada prevista ao mercado para o próximo ano, a nova família de processadores está a ser desenvolvida com os nomes de código Merom (para os notebooks), Conroe (para os PCs desktop) e Woodcrest (para servidores).



O Intel Developer Forum arranca no próximo dia 23 de Agosto e prolonga-se até ao dia 25 em São Francisco. O evento deverá ainda servir para anunciar detalhes dos processadores dual core Yanah, Presler e Cedar Mill (nomes de código) com lançamento previsto para a primeira metade do próximo ano.


Notícias Relacionadas:

2004-05-10 - Intel renova processadores Pentium M com melhor desempenho


2003-09-02 - Intel prepara-se para revelar pormenores sobre processador multicore

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.