O primeiro portátil com leitor de HD-DVD integrado a chegar ao mercado português deverá ser o novo Qosmio G30 da Toshiba, que a empresa espera colocar nas lojas durante o mês de Maio. O equipamento estreia a nova geração dos Media Center portáteis da marca japonesa que têm assumido um peso importante nas vendas da Toshiba em Portugal.

João Amaral, Director da Toshiba Portugal, defende que este novo modelo garante ao mercado uma primeira aproximação à tecnologia de vídeo de alta definição com a segurança de estar integrado num sistema completo. Mesmo antes da conclusão de qual os formatos de vídeo de alta definição vai "vencer", os utilizadores vão poder experimentar as vantagens no computador portátil, fazendo depois a sua transição, ou não, para os equipamentos de electrónica de consumo.

Os primeiros vídeos a chegar ao mercado com a tecnologia HD-DVD estão anunciados para Abril/Maio, mas sem definição sobre a data de comercialização para a Europa. Como são reedições de filmes que já estão no mercado, é possível que a comercialização dos primeiros títulos em HD-DVD não esteja limitada por regiões, facilitando a sua generalização.

Com o novo Qosmio G30 os utilizadores vão poder tirar partido das vantagens do HD-DVD, mas estão limitados às 17 polegadas do ecrã. A possibilidade de ligarem a outros periféricos externos existe, mas é necessário que o televisor ou ecrã suporte também alta definição para que a imagem seja visualizada com a melhor qualidade.

10% das vendas em Portugal
Jorge Horta, Director de Marketing e Produto da Toshiba Information Systems Portugal, disse ao TeK que os equipamentos Qosmio representam já 10% das vendas da marca em Portugal, tendo sido ultrapassadas as 2 mil máquinas vendidas durante o ano fiscal. A empresa tinha colocado no mercado mais de mil máquinas por altura do lançamento do Windows Media Center em português, sentindo um grande crescimento das vendas depois de Outubro do ano passado.




O novo Qosmio G30 é agora a grande aposta, substituindo o G20 que foi lançado no último trimestre de 2005. O equipamento de nova geração vem equipado com um processador Intel Centrino Duo de 2 GHz, conectividade Intel Pro Wireless e 2 GBytes de memória DDR2.

O Qosmio G30 integra ainda dois discos rígidos de 130 GBytes e um ecrã panorâmico de 17 polegadas com tecnologia TruBrite, um processador gráfico NVidia GeForce, colunas estéreo Harman Kardon e um sistema de Home Theater.

A expectativa da Toshiba aponta para que o Qosmio esteja à venda em Maio e o preço de venda a público recomendado ronda os 3.299 euros.

Notícias Relacionadas:

2006-03-18 - LG vai comercializar leitor de vídeo que combina formato Blu-ray e HD DVD

2006-01-31 - Toshiba integra Centrino Duo em novos modelos de portáteis

2005-11-09 - Microsoft estimula indústria nacional com Media Center em português