Os conteúdos de mensagens de correio não solicitadas estão a mudar e deixaram de ser apenas texto, imagens ou ficheiros PDF. A Kaspersky detectou um novo tipo de spam em circulação que se apoia em ficheiros MP3 e onde se pode ouvir uma gravação de fraca qualidade com uma voz feminina distorcida que aconselha os utilizadores a adquirir acções de determinada empresa, nos casos reportados a Exit Only Inc.



As gravações têm entre 25 e 33 segundos e têm como objectivo "aumentar de forma artificial o preço de certas acções na bolsa ao publicitá-las", diz a empresa de segurança informática.



Este tipo de spam difere dos anteriores dado o tamanho das mensagens, que varia entre os 85 Kbytes e os 147 KB. A maioria dos emails não tem o campo de "subject" preenchido e utiliza ficheiros com os nomes santana.mp3, sayyousayme.mp3, smashingpumpkins.mp3, coolringtone.mp3, listentothis.mp3, entre outros.



A Kaspersky refere que este é mais um reflexo dos métodos diversificados que os criadores de correio spam utilizam para passar mensagens não solicitadas. Mesmo assim, e apesar do forte impacto que este tipo de spam teve no tráfego europeu de correio electrónico, a empresa de segurança acredita que este tipo de spam não "venha a evoluir de forma significativa" ou se expanda "devido à necessidade de sacrificar a qualidade da gravação para diminuir o tamanho do ficheiro a anexar".



Notícias Relacionadas:

2007-10-04 - Spam aumenta para 70% do correio electrónico

2007-04-09 - Vírus para iPods com Linux identificado pela Kaspersky