Descobertas desde a passada sexta feira, as novas versões dos vírus Netsky e Bagle estão a causar uma grave epidemia a nível mundial, circulando actualmente na Internet milhões de mensagens infectadas por estes dois worms. A Panda Software avisa que 95 por cento dos casos são registados em ambientes empresariais devido à grande rapidez e eficácia de propagação através do correio electrónico, mas aconselha os utilizadores individuais a não baixarem as guardas.



As variantes destes dois worms têm sido propagados a uma velocidade alarmante, provocando um número crescente de incidentes em todo o mundo, o que pode causar um rápido colapso das redes empresariais devido à quantidade de mensagens geradas.



Tal como o TeK havia já noticiado ontem, o Netsky.D continua a revelar-se a variante mais perigosa das novas versões destes vírus, tendo-se tornado em menos de 24 horas o detectado com mais frequência pela análise da Panda. A empresa afirma ainda em comunicado que a tendência é para que estas infecções venham a aumentar.



A vaga de variantes sucessivas do Bagle e do Netsky levaram já os especialistas das empresas de segurança informática a levantar a hipótese de uma guerra de vírus, com os hackers a testar a capacidade de reacção das empresas de antivírus e da introdução de defesas nas aplicações. "A ideia de que uma epidemia é provocada por apenas um vírus deve ser reconsiderada. Os criadores de vírus têm noção da eficácia do lançamento de vagas de códigos maliciosos e da maior probabilidade de infecção, por isso, no futuro esperam-se mais tácticas deste género", afirma Paulo silva, director técnico da Panda Software Portugal, em comunicado.



Para além de disponibilizar gratuitamente uma ferramenta de detecção e remoção de vírus, o ActiveScan, a Panda Software tem ainda no seu site o utilitário PQremove, também gratuito, que detecta e elimina o Netsky.D nos computadores infectados.

Notícias Relacionadas:

2004-03-02 - Novas versões dos vírus Netsky e Bagle ameaçam segurança informática

2004-02-26 - Portugal em terceiro na lista dos países europeus mais afectados pelo Netsky.B

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.