A empresa espanhola Panda Software acaba de anunciar o lançamento da mais recente versão do Panda Antivirus Platinum 7, que deverá estar disponível nas lojas portuguesas a partir de Fevereiro. A sétima edição do pacote de ferramentas de combate de vírus, desenvolvido e criado especificamente para utilizadores profissionais apresenta como grande novidade a inclusão de uma firewall pessoal.



Outras funcionalidades que compõem este pacote para o sistema operativo Windows é a análise de sincronização de dados e de partilha de ficheiros entre o PDA e o computador pessoal do utilizador, maior integração com o Windows Explorer, Microsoft Outlook e Lotus Notes e o Hospital de Vírus, uma área segura onde são armazenados os ficheiros suspeitos de conterem vírus até que sejam inspeccionados pelo programa na próxima actualização.



http://imgs.sapo.pt/gfx/175795.gif



Instalação simples e intuitiva



O processo de instalação é muito simples e intuitivo, o que costuma ser raro nas versões de programas para utilizadores profissionais, bastando apenas alguns cliques. O interface gráfico é também bastante apelativo, marcado por uma forte integração com o ambiente Luna do Windows XP. Antes mesmo de instalar o software, o utilizador pode, se quiser, efectuar uma análise à memória e disco rígido do computador para verificar se tem vírus ou outro tipo de código malicioso escondido.



Aliás, uma das vantagens deste software começa logo por aqui: ao contrário dos tradicionais anti-vírus, em que a pesquisa do disco convém ser feita numa altura em que o computador não está a ser utilizado, por ser uma tarefa muito demorada e que ocupa muitos recursos, o Panda Platinum respeita o normal funcionamento do computador ao integrar a possibilidade de reduzir o consumo do processador durante a realização de análises para que as outras tarefas se possam executar mais rapidamente.



Em seguida, o programa pergunta se o utilizador pretende activar a protecção firewall. Caso desconheça o que é um firewall pode aceder a um ficheiro de ajuda que explica em que consiste. Para que a firewall não necessite de solicitar a autorização do utilizador para permitir que um programa aceda à rede, pode-se indicar de antemão os que podem ligar-se permanentemente.



Se tiver uma rede local, é-lhe pedido para optar por um adaptador de rede para a partilha de ficheiros e impressoras. Depois do programa de configuração do Panda Platinum correr, é necessário reinicializar o Windows para activar o firewall.



http://imgs.sapo.pt/gfx/175796.gif



Várias opções de configuração



Uma vez reinicializado o computador, surge um ícone com o símbolo da Panda Software na barra de Quick Launch do Windows. Para além de permitir abrir o software, o ícone possibilita configurar a protecção permanente fornecida pelo software em relação a ficheiros, email e firewall. Aqui existem dezenas de opções à escolha, quer em relação ao tipo de operações e extensões a analisar, a acção que o programa deverá tomar quando encontrar um vírus, alertas no PC ou por email, entre muitas outras.



Por exemplo, na protecção de ficheiros, o utilizador pode impedir a execução de scripts ou seleccionar directórios, ficheiros e extensões que não deverão ser analisadas. Já no que toca ao email, existe a possibilidade de activar o bloqueio de ficheiros anexos perigosos. No caso do firewall, pode-se seleccionar a opção de notificação das tentativas de intrusão bloqueadas.



http://imgs.sapo.pt/gfx/175797.gif



Actualização automática



Quando se corre pela primeira vez o Panda Antivirus Platinum, depois de ouvirmos uma voz em português dando-nos as boas vindas o software avisa automaticamente o utilizador da última vez em que as definições de vírus foram actualizadas, se alguma vez realizou uma análise completa do disco rígido, aconselhando-o ainda que crie disquetes de emergência. Estes avisos são bastante úteis para todos os tipos de utilizadores, dado que uma das principais causas da propagação de vírus, como o mais recente SQL Slammer, assenta na simples incúria, desleixo ou "falta de tempo" do utilizador.



O problema é que o serviço de registo via Internet apresenta ainda alguns defeitos. O TeK tentou várias vezes o processo manual, utilizando para tal o código de utilizador e password já contido na caixa do CD de testes disponibilizada pela Euro Carisma, representante da Panda Software em Portugal, mas sem sucesso. O software indicou sempre "um erro na resposta do servidor de actualizações".



A única solução encontrada, depois de várias desventuras que passaram por re-efectuar o registo online necessário para se aceder a serviços como a actualização - sem saber que o software já estava registado... - foi visitar a página de actualizações da Panda Software na Web e efectuar o download do ficheiro actual de assinaturas de vírus em formato zip com um tamanho de 1,4 MB, descomprimindo-o de seguida e substituindo o ficheiro pav.sig aí contido pelo antigo localizado na pasta onde se instalou o Panda Platinum.



Foi só no dia seguinte que o programa conseguiu efectuar a actualização através do modo automático. Segundo Paulo Silva, director técnico da Euro Carisma com quem contactámos, algumas vezes o software tem dificuldade em estabelecer a ligação. Contudo, na sua opinião, isso deve-se sempre a factores externos: "desde que não haja nenhuma restrição a nível do firewall, router, proxy, etc, excesso de tráfego momentâneo na Internet ou configuração incorrecta ao nível das credenciais, não haverá qualquer problema na actualização automática". Acrescentou ainda que existem vários servidores de actualização, pelo que, na sua opinião, a origem do problema não deverá residir aí.



Fiável e escalável



Contudo, apesar destes pequenos problemas, o Panda Antivirus Platinum 7 é um produto eficiente, não muito pesado e escalável. Este é um anti-vírus que tanto pode ser empregue por um utilizador comum ou profissional, bem como por uma pequena empresa, dependendo do grau de configuração e da complexidade das opções que se pretender. Por outro lado, se bem que não tenhamos puxado muito pela sua fiabilidade, o software conseguiu ter um tempo de resposta bastante razoável no que diz respeito ao cancelamento de tarefas em curso.



Em Fevereiro, os portugueses vão poder adquirir o Panda Antivirus Platinum 7 online por 69 euros, mas os leitores do TeK têm a sorte de poderem desde já experimentar uma versão de testes mediante o download de um ficheiro autoexecutável com o tamanho de 25 MB disponível no endereço http://files.sapo.pt/PLAT7OEMPORTALSAPOPO.EXE. Este ficheiro está instalado nos servidores do SAPO mediante um acordo exclusivo com a Euro Carisma. O tempo necessário para o download depende do tipo de ligação à Internet.



Depois de instalar o programa, o utilizador terá um prazo de cinco dias para registar-se e obter um mês de serviço gratuito.



Nota de Redacção: Esta notícia foi alterada na informação respeitante à Actualização. Os problemas que surgiram em diversos testes sucessivos no registo de utilizador online levaram a uma identificação confusa do problema, atribuindo-o à actualização. Na verdade, todos os testes realizados mostram que a actualização decorreu sem qualquer problema, embora não o registo.
Admitindo algumas falhas no registo, realizado centralmente em Espanha, a Euro Carisma entrou já em contacto com a Panda Software de forma a solucionar o problema encontrado pelo TeK.



Panda Antivirus Platinum 7

Produtora: Panda Software

Requisitos Técnicos:
Software - Windows XP, 2000 Pro, NT WS 4, Me, 98 e 95

Hardware - processador Intel Pentium 300 MHz, 50 MB de espaço livre no disco rigido, 128 MB de memória RAM e uma drive de CD-ROM

Contacto:

Euro Carisma - Segurança Informática Lda
www.pcseguro.pt
Preço: 69 euros (por download) ou 71,05 (entrega por CTT) para as compras online

Notícias Relacionadas:
2002-12-15 - Entrevista: "Vírus híbridos vão continuar a principal ameaça à segurança nos próximos anos"

2002-04-19 - Novos produtos da Panda Software para empresas chegam em Maio

2002-03-25 - Nova solução Panda Software para segurança de redes empresariais
2002-04-11 - Panda lança anti-vírus para pequenas empresas
2002-03-18 - Panda Software disponibiliza Antivirus Enterprise Suite para redes empresariais