A TheKompany, uma empresa produtora de software open-source para o sistema operativo livre Linux, lançou recentemente o tkc Player, o primeiro leitor de música em formato digital que suporta a reprodução de música no formato Ogg Vorbis em dispositivos móveis e, especificamente, para o PDA Sharp Zaurus, baseado no sistema operativo Linux.



Desenvolvido pela fundação Xiph.org, o projecto Ogg Vorbis destina-se a criar uma alternativa totalmente gratuita e sem necessidade de licenciamento ao formato digital MP3. O tkc Player também é compatível com ficheiros MP3 e inclui funcionalidades como a filtragem de acordo com os diferentes atributos das músicas e administração de playlists.



A TheKompany garante que os ficheiros Ogg Vorbis podem ser comprimidos de forma a ocuparem 10 por cento menos tamanho do que os ficheiros MP3, oferecendo, contudo, um aumento médio de 50 por cento na qualidade e consumindo menos um terço de energia no Sharp Zaurus durante a reprodução de faixas.



O Ogg Vorbis é uma iniciativa open-source que visa criar um formato de compressão e descompressão de áudio semelhante ao MPEG Audio Layer 3 (MP3), mas livre de patentes e de taxas de licenciamento.



O MP3 tornou-se o standard para a partilha de ficheiros áudio através da Internet devido ao reduzido tamanho e elevada qualidade das faixas. Contudo, este formato é controlado pelo Fraunhofer Group, a Thomson e outros membros do Consórcio MPEG. As produtoras de software têm que pagar royalties por cada codificador que distribuírem.



Por enquanto, ainda não está disponível a versão 1.0 desta tecnologia open-source, um passo que é necessário para que várias companhias a adoptem. A versão mais recente do software é a Release Candidate, distribuída no final do ano. O tkc Player está disponível por 9,95 dólares (11,31 euros) a partir do site da TheKompany.


Notícias Relacionadas:

2001-08-13 - Novo formato áudio Ogg Vorbis pretende ser alternativa gratuita ao MP3

2001-06-27 - Sharp lança PDA Zaurus na Europa no início do próximo ano