A Caixa Mágica lança hoje o Linux CM 11, uma nova versão onde os ambientes desktop e servidores são incluídos pela primeira vez num único produto. O objectivo é fazer chegar ao utilizador final uma plataforma que responda às necessidades daqueles que utilizam simultaneamente os dois ambientes.



A intenção de internacionalizar as próximas versões do produto é visível num dos melhoramentos da plataforma já que todas as ferramentas criadas pela equipa estão disponíveis em português e inglês.



Entre outras novidades destacam-se a ferramenta de instalação gráfica mais evoluída que permite a selecção individual do software que o utilizador deseja instalar assim como a instalação do mesmo através da rede, a possibilidade de escolher entre ambiente de trabalho KDE e Gnome e as ferramentas de gestão de servidores.



O Linux Caixa Mágica 11 inclui um renovado motor de detecção de hardware assim como o suporte a uma maior variedade de periféricos, nomeadamente, a plataformas 32 e 65 bits (x86_64), ligações à Internet por ADSL, Zapp, Placas 3G, entre outras, controladoras e discos SATA e SCSI, a plavas WiFi e a à gestão de ligação wireless à rede.



O novo produto estará à venda a partir de hoje, na Web e através das redes de lojas abrangidas pela distribuição da Porto Editora, por 99 euros, e inclui o openOffice 2.0.4, o KDE 3.5.1, o Linux Kernel 2.6.16, o Xorg 6.9, o Firefox 1.5 e o Thunderbird 1.5. As descargas online poderão ser feitas a partir de hoje pelos clientes Caixa Mágica enquanto que, o público em geral, terá o mesmo acesso daqui por duas semanas.



Depois de registar um elevado número de downloads em versões anteriores, a empresa espera que com esta plataforma sejam atingidas 100 mil descargas, 25 mil utilizadores registados e os 500 clientes empresariais até Fevereiro do próximo ano.

Notícias Relacionadas:

2005-04-14 - Ministério promove utilização do Linux Caixa Mágica para a justiça

2004-04-19 - Caixa Mágica 8.1 confirmado para integrar computadores nas novas Salas TIC