Inaugurando uma nova lógica de designações, agora dedicada a prestar homenagem a locais da Califórnia (depois de uma longa dinastia das versões com nomes de felinos), o Mac OS X Mavericks foi apresentado pela Apple na conferência anual de programadores em junho.



Chega hoje à loja online da Apple gratuitamente, para qualquer utilizador de versões anteriores do sistema operativo - qualquer que seja a versão anterior marca a evolução do produto para uma solução mais eficiente do ponto de vista da utilização e dos consumos de energia.



Nesta versão, o software introduz várias novidades, como a funcionalidade App Nap, que monitoriza a utilização de recursos do sistema e adequa o seu funcionamento a cada contexto, de forma a tornar mais eficiente o consumo energético da máquina. O sistema operativo ganha ainda suporte para vários ecrãs e a possibilidade de partilhar menus e documentos entre dois equipamentos e arrastar janelas entre dois ecrãs.



Tem ainda outras novidades, como o FinderTabs, uma solução que permite reunir sob a mesma janela várias outras janelas, geridas como se fossem diferentes separadores entre os quais é possível mover conteúdo.



Outra área simplificada na nova versão do sistema operativo é a gestão de mensagens e notificações. No Mac OS X Mavericks passa a ser possível responder a mensagens e emails dentro das próprias notificações, atender ou rejeitar chamadas do FaceTime, eliminar emails ou receber notificações push, que estão subscritas noutros dispositivos, também nos Mac.



O TeK já detalhou as novas funcionalidades do Mac OS X Maverick, num artigo que pode consultar aqui.

[caption]Mac OS X[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira