Segundo noticiou o jornal nipónico Nihon Keizai Shimbun, o director executivo da Microsoft, Steve Balmer, terá deixado escapar em conferência de imprensa no Japão que a nova versão da consola Xbox deverá chegar ao mercado em 2006, contrariando a opinião de muitos que contavam com a chegada da mesma um ano antes.



Em comunicado oficial, a Microsoft negou já a veracidade da alegada afirmação anunciando que: "Nenhuma data foi anunciada para o lançamento de qualquer produto ou serviço associado à Xbox. Os nossos executivos falam frequentemente acerca do futuro em termos de visão e das possibilidades da tecnologia. É isso que nos permite ser inovadores enquanto companhia", justificando desta forma as alegadas afirmações de Balmer. O próprio jornal publicou mais tarde um desmentido da notícia, o que levou também o TeK a alterar esta peça (veja Nota da Redacção em baixo).



A principal rival da Xbox, a PlayStation 2 da Sony, fazendo fé no ciclo de vida habitual de cinco anos das consolas, não deverá surgir antes de 2005 ou até mesmo em 2006, uma vez a empresa nipónica já fez saber que o processador Cell que deverá suportar a PlayStation 3 está demorar mais tempo a desenvolver do que aquele que era esperado. Desta forma, com a Sony a desacelerar o lançamento da PS3, a Microsoft pode permitir-se "esticar" os escassos lucros da sua Xbox por mais uma ano, conclui o analista da Pacific Crest Securities, Michael McConnell, em declarações reproduzidas pelo site News.com.



Além disso, este alegado tempo extra poderia dar mais tempo à firma de Bill Gates para negociar com os seus fornecedores, nomeadamente os mais prováveis produtores de chips para gráficos Nvidia e ATI Technologies, o tipo de contrato que mais lhe convém para o desenvolvimento da nova Xbox.



Nota da Redacção: ainda no mesmo dia o jornal Nihon Keizai Shimbun acabou por publicar um desmentido sobre a notícia. De acordo com esse desmentido, a afirmação sobre o lançamento apenas em 2006 foi incorrectamente atribuida a Steve Ballmer e deveria reflectir apenas o sentimento geral da indústria. O jornal afirmou ainda que a data de lançamento da Xbox foi incorrectamente referida, devendo ser 2005 e não 2006.



Notícias Relacionadas:

2003-04-22 - Sony aposta em processador Cell para a nova PlayStation 3
2003-04-10 - Microsoft reduz novamente preço da Xbox na Europa

2003-03-15 - Serviço de jogos online da Xbox arranca na Europa

2003-02-03 - Vendas baixas da Xbox obrigam Microsoft a reduzir encomendas de componentes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.