A Novell disponibilizou no seu site uma versão de teste do seu Open Enterprise Server, que promete, contribuirá significativamente para flexibilizar os sistemas de TI das empresas, combinando funcionalidades do seu sistema proprietário NetWare, com funcionalidades de código aberto do seu sistema operativo SuSe Linux.




O OES vai permitir aos clientes empresariais da empresa correrem uma rede mista de servidores NetWare e SuSe Linux, usando uma ferramenta de gestão comum. Através de uma das ferramentas disponibilizadas neste pacote (Novell Enterprise Linux Services 1.0) a empresa conseguiu reescrever um conjunto de funcionalidades do NetWare e colocá-las a correr sobre SuSe Linux. Entre estas estão funcionalidades partilhadas como ficheiros, impressão ou segurança.




A Novell explica que a plataforma coloca o Linux a correr aplicações de negócio, enquanto fornece recursos de rede e serviços de gestão de identidade, identificando esta como uma das suas grandes mais valias.




O pacote OES inclui o kernel Netware e o sistema operativo de código aberto na sua versão Server 9 enterprise Edition, oferecendo uma gestão, directório e ferramentas de upgrade comuns por forma a permitir às empresas operarem as duas plataformas.




Além destes conta ainda com um conjunto de ferramentas desktop onde se incluem o Novell iFolder usado na partilha de funcionalidades entre clientes Windows e Linux. A esta funcionalidade junta-se o Novell Storage Services (NSS), também suportado por Linux.




A Novell adianta que o OES foi desenhado para correr em arquitectura x86 da Intel isto embora o SuSe Linux Enterprise Server suporte várias arquitecturas e chipsets. A empresa acrescenta ainda que a plataforma corre várias versões anteriores do NetWare e do Novell eDirectory, que são detalhadas no seu site oficial.




A empresa acrescenta que o NetWare não será vendido em separado, enquanto sistema operativo autónomo, já que será integrado nesta plataforma OES. No caso do SuSE Linux Enterprise Server este irá manter-se no mercado como oferta autónoma, cita a News Factor.




A versão final da plataforma deverá estar disponível em Fevereiro do próximo ano, de acordo com as previsões da Novell que aposta forte nesta solução para combinar as suas duas plataformas empresariais e compensar a perda de clientes no NetWare.





Notícias Relacionadas:

2004-03-23 - Novell melhora integração entre desktops e servidores Linux


2003-06-25 - Novell introduz serviços de rede para Linux

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.