Os programadores de software open-source têm agora uma alternativa à plataforma de desenvolvimento .Net da Microsoft, com o lançamento da versão final da Mono 1.0 pela Novell, na passada quarta-feira, a partir da qual poderão desenvolver aplicações para outros sistemas operativos.



A Mono possibilita aos utilizadores de Linux correrem ASP.Net e aplicações de serviços Web da Microsoft sem obrigar a grandes alterações ao software que usam. A versão 1.0 integra componentes .NET como o compilador de linguagem de desenvolvimento C# e uma aplicação runtime.



O software corre nos sistemas operativos Linux, Windows, Mac OS X e Unix e pode descarregar-se gratuitamente a partir do endereço www.mono-project.com/downloads/index.html. Desde que a versão de teste da Mono foi disponibilizada, no início de Maio, já foram descarregadas mais de 50 mil cópias, indica a Novell.



O projecto Mono foi lançado pela Ximian em 2001 num esforço para a disponibilização de uma versão Unix da plataforma .Net. A equipa ligada ao projecto criou alguns dos componentes, enquanto a comunidade open-source foi integrando outros. Entretanto a empresa foi adquirida pela Novell que agora usa internamente a plataforma no desenvolvimento de produtos, como o iFolder e o ZenWorks.



Para assistir os programadores de software foi criado um novo site que disponibiliza ferramentas, road maps do projecto e informação detalhada acerca da Mono.



Notícias Relacionadas:

2004-05-07 - Novell disponibiliza plataforma de open source para desenvolvimento de aplicações .Net